Encontrar um novo emprego pode ser desafiador, mas muito mais do que gostar de uma nova oportunidade de emprego, é importante que o candidato esteja preparado e evite nervosismo. Falar sobre as experiências acadêmicas que contribuem para melhor desempenho no mercado é uma boa forma de mostrar as competências técnicas.
De acordo com Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o profissional de RH sabe que a “primeira chance” é fundamental para a construção de uma bela carreira. Para isso, o candidato deve focar nas qualificações, conhecimentos e habilidades que desenvolveu com os estudos e de forma pessoal ao longo dos anos e que fazem sentido para a vaga que está aplicando.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
A busca pela primeira oportunidade no mercado de trabalho é um grande desafio. Afinal, o que colocar no currículo quando não se tem experiência? Como fazer os recrutadores prestarem atenção nas qualificações e agendarem uma entrevista, em meio a tanta concorrência?
Confira 5 dicas para alcançar seu primeiro emprego:
1- Prepare um bom currículo
Caso a pessoa esteja em busca do primeiro emprego, a melhor estratégia é priorizar a vida acadêmica e habilidades aprendidas durante os cursos realizados. Ressaltando que independente se o candidato tem ou não experiência no mercado profissional, é fundamental que ele direcione o currículo para uma área específica e, preferencialmente, para o cargo que almeja.
De acordo com Francisco Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Intelligenza IT, o currículo é a primeira etapa decisiva em uma seleção de emprego. “Na hora de elaborar o documento é preciso ter atenção, capricho e demonstrar profissionalismo. Como Gerente de RH de uma empresa de tecnologias para RH, ressalto a importância de oferecer uma experiência de recrutamento que cativa, envolve e atrai os talentos que mais se identificam com a sua cultura.”
2- Faça cursos profissionalizantes
Uma ótima alternativa para quem não tem experiência, mas necessita de recursos para apresentar em uma entrevista, é a especialização por meio de cursos profissionalizantes disponíveis na internet. Hoje em dia já fica fácil encontrar opções pagas ou gratuitas que podem agregar ao conhecimento do candidato e serem vistos como diferenciais na hora da análise de currículo.
“Hoje em dia, muitas pessoas iniciam sua jornada profissional com cursos na internet que ajudam a preencher o currículo, mas é preciso cuidado. A oferta é grande, mas nem sempre vem acompanhada de bom conteúdo e certificação. É importante escolher um curso de qualidade e com preço justo”, comenta João Martins, CEO da Hashtag Treinamentos.
3- Se cadastre em um jobsite
Quem está em busca de uma oportunidade de emprego, pode e deve contar com o auxílio de um jobsite, são diversas opções disponíveis no mercado. Há diversos sites em que é possível que o candidato cadastre seu currículo de forma gratuita.
“No Infojobs, são mais de 35 milhões de visitas ao mês. A probabilidade do candidato ser visto é enorme. Só em abril, por exemplo, tivemos 6.329 anúncios, com oferta de 32.347 vagas para posições que geralmente contratam pessoas sem experiência. Para estágio, foram 5.401 (85,3%), Jovem Aprendiz foram 828 (13,1%) e Trainee, 100 (1,6%)”, destaca Ana.
4- Prepare-se para entrevista
É preciso ter em mente que o entrevistador está em busca de um novo colaborador, então não existe a necessidade de estar nervoso para a interação. É interessante fazer também uma breve pesquisa sobre a empresa em questão, para se mostrar seguro para a vaga de interesse. Mas acima de tudo, a qualidade mais importante para a entrevista é a honestidade, para que o contratante não seja surpreendido depois da contratação.
Segundo Ana Paula, os recrutadores buscam sinceridade na entrevista de emprego. “O candidato não deve mentir ou fugir dos assuntos. O profissional de RH tem um motivo para realizar cada pergunta e às vezes, apenas quer entender qual habilidade a empresa deve se atentar em desenvolver no dia a dia. Também é fundamental ser pontual e cuidar do tom de voz e postura durante todo o processo seletivo”, diz.
5- Crie uma rede de conexão
Mesmo se não aprovado na entrevista, é importante sempre ser educado e ter uma boa interação com a empresa contratante, geralmente os negócios possuem bancos de dados com cadastros, podendo ser chamado para outra vaga no futuro. Além disso, é comum nesse mercado que executivos recomendem outros profissionais para vagas abertas.
É preciso lembrar que o mercado funciona em formato de ecossistema, sendo assim, o relacionamento e o networking entre funcionários torna-se algo indispensável, sendo importante ser sempre cordial e disponível.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.