As presença feminina ocupa apenas 8% dos cargos de CEO, a nível global, de acordo com o Índice de Igualdade de Gênero 2023 da Bloomberg, divulgado em janeiro deste ano. Como forma de mudar esta situação, corporações já se movimentam pela causa por meio de programas internos focados na maior presença de mulheres em seus quadros de colaboradores, sobretudo em funções de gestão e liderança.
Além das iniciativas das organizações, mulheres que hoje se encontram em posições de destaque no ambiente corporativo elaboram estratégias e atitudes – dentro das organizações onde estão ou de forma autônoma – com intuito de ampliar o acesso e ascensão profissional de outras mulheres, das que estão começando em uma carreira até as que desejam empreender.
Conheça abaixo três lideranças femininas e suas iniciativas que fazem a diferença na vida profissional de outras mulheres:
Melissa França – Diretora Comercial de IZIO&Co
“Há alguns anos, eu percebi que nós, mulheres, precisamos nos ajudar para conquistarmos cada vez mais espaço, reconhecimento e sucesso no mundo dos negócios. Os homens, infelizmente, ainda têm muito mais acesso a oportunidades no mercado, promoções e mais possibilidades de ocupar os cargos de liderança. Então, como forma de fazer a minha parte nesse longo caminho que temos pela frente, eu dedico o meu tempo livre, aos finais de semana, sendo mentora voluntária de startups femininas, fundadas por mulheres”, comenta.
“Além disso, também faço encontros femininos de várias áreas, orientando-as como potencializar suas carreiras. Por meio dessas mentorias, eu me conecto com muitas profissionais, faço pontes entre elas e crio essa rede mútua de apoio”.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Luciana Perfetto, Gerente de Capital Humano na Qintess
“Quando atuava em uma consultoria, estive à frente de um projeto que havíamos absorvido de uma outra empresa. Junto ao projeto, vieram algumas mulheres que, inicialmente, demonstraram a insegurança que cerca a situação. Percebi que a principal questão estava centrada em como enxergar oportunidades de crescimento em suas carreiras durante a maternidade. Na época, acabei criando um comitê feminino, no qual todos os meses fazíamos um café da manhã com a presença de uma executiva da empresa”, explica
“Usávamos o momento para trocar experiências e refletir sobre o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal com o foco, obviamente, na maternidade. Era uma reunião de mulheres e para mulheres, uma troca positiva em um ambiente seguro que tratava os anseios, dores e curiosidades do dia a dia, que acabou se transformando em uma ferramenta de empoderamento para elas”
Caroline Capitani, VP de Inovação e Digital Design da ilegra
“Como mulher e líder, no meu dia a dia sempre estimulo, por exemplo, que outras profissionais femininas tenham mais espaço em eventos, especialmente de tecnologia, setor que ainda é predominantemente ocupado por homens. Dar lugar de fala para mulheres é fundamental para que exista incentivo para que outras ocupem esse espaço, que também é nosso e precisa ser reivindicado. Por isso, acredito que movimentos como o “Women in Tech” são tão importantes. Li certa vez uma declaração da Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres, que me marcou muito: “Apenas metade é uma parte igual, e apenas igual é suficiente.”
Rachel Maia, CEO da RM Consulting e Fundadora do Instituto Capacita-me
“Eu tenho como objetivo incentivar e empoderar todas as mulheres que desejam chegar em uma posição de liderança, que queiram transformar a realidade onde estão inseridas e que anseiam por um futuro melhor. Para não ficar somente no inspiracional, fundei em 2018, o Instituto Capacita-me, que promove a educação e empregabilidade, onde através de cursos e parceiros fomentamos o crescimento de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa tem como propósito proporcionar que pessoas maiores de 18 anos possam ter mais oportunidades e se destacar a presença feminina em seu cenário atual. Devolver a possibilidade de as pessoas sonharem novamente não tem melhor sensação.”
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.