* Por Fabiano Nagamatsu
Para todo problema existe uma solução. Em momentos de crise, como a que estamos vivendo agora durante a redução do volume de investimentos de Venture Capital e muitas startups lidando com a “seca” de recursos, o Equity Crowdfunding pode ser a saída.
Já conhecemos o Crowdfunding há algum tempo. Ele também era conhecido como as “vaquinhas virtuais”, que muitas pessoas já faziam para financiar seus sonhos ou liquidar suas dívidas. Desde o início, pessoas físicas abriam uma vaquinha virtual explicando sua proposta, fosse ela gravar um álbum, produzir uma peça de teatro, ou qualquer outro objetivo que tivessem em mente. Então, outras pessoas físicas poderiam doar dinheiro para essa causa, caso se identificassem com ela.
Com as vaquinhas virtuais dando certo para muitas pessoas no ambiente online, surgiu uma forma segura de ampliar o leque de possibilidades para esse tipo de investimento. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estabeleceu em 2017 a Resolução 588 – hoje atualizada e chamada de Resolução 88 – que regulamentou o Equity Crowdfunding. A partir deste momento, passou a ser possível abrir uma oferta pública para financiar startups – empresas inovadoras de base tecnológica.
Dessa forma, o empreendedor também pode abrir uma “vaquinha” para financiar sua empresa. Assim como em uma apresentação de pitch para investidores, é preciso demonstrar seu plano de negócio e o propósito que rege o empreendimento. Qual o problema que sua empresa resolve? As pessoas físicas, então, podem se identificar com esse problema e a solução proposta e decidir investir nela.
Resolução do equity crowdfunding
Como explicitado no portal da CVM, a Resolução 88 regulamenta e possibilita a oferta pública de distribuição de valores mobiliários de emissão de sociedades empresárias de pequeno porte realizada com dispensa de registro por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo. Ou seja, o empreendedor pode fazer uma oferta pública de investimento para tirar sua startup do chão.
O mais interessante dessa solução é a possibilidade de diversas pessoas contribuírem com quantias menores para completar o investimento solicitado pela startup. Por exemplo, se o empreendedor pede R$200 mil por 10% da empresa, cada fração dessa quantia garante uma porcentagem correspondente: R$20 mil por 1%. Essa relação é formalizada por meio de um contrato e regulada pela CVM.
Essa proposta democratizou a figura do investidor em startups. Agora, você não precisa mais dispor da quantia total que a empresa está procurando para poder investir em startups. É claro que, se tratando de um acordo como esses, é necessária uma política de governança bem estruturada para assegurar os investidores no que, exatamente, eles estão aplicando seus recursos. Ela precisa apresentar indicadores de desempenho, KPIs, competências dos empreendedores, investidores, mentores e advisor, documentações legais e jurídicas, certificações, track records, entre outros pontos importantes.
Garantir essa conduta de governança corporativa é essencial para a segurança de investimentos feitos por pessoas físicas. É por isso que, observando a tendência de crescimento do Equity Crowdfunding, algumas empresas que até então só trabalhavam com Venture Capital estão abrindo seu leque de opções e disponibilizando esse serviço.
Essa é uma opção mais segura para quem procura investir em startups mas não tem experiência no meio. Assim, o investidor pode aproveitar toda a experiência de uma empresa que já trabalha com Equity há anos no mercado e que pode explicar em detalhes o grau de risco, projeções e oferecer acompanhamento estratégico de cada investimento. Juntando assim, a bagagem de profissionais de peso com as novas demandas do ecossistema de inovação.
Fabiano Nagamatsu é cofundador da Osten Moove e mentor de negócios no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, indicado dois anos consecutivos entre os 10 mais influentes em mentoria e investimento do Startup Awards 2019, iniciativa da Abstartups, e finalista como mentor do ano em 2020 e 2021.