* Por Cristovão Wanderley
Você já teve a sensação de que aquele conteúdo sobre tech, Big Data, Data Science, IA, RA e outros termos que fazem parte da sopa de letrinhas de tecnologia estavam muito longe da sua realidade? Você não está só.
De algoritmos nas redes sociais até foguetes lançados no espaço por multimilionários, a tecnologia e o uso inteligente de dados podem ser interessantes, mas também distantes de muitas pessoas que não são tão aficionadas por tecnologia.
Não precisa ser assim. Pensando nisso, separei ao longo deste artigo alguns exemplos que mostram como a tecnologia está presente no nosso dia a dia. Inclusive, em situações que nem imaginamos, como:
Metallica, os “Masters of Data”
Todo mundo que gosta de rock ou assistiu a quarta temporada de Stranger Things conhece Metallica. A banda norte-americana de heavy metal é autora de músicas famosas, como “Nothing Else Matters”, “Enter Sandman” e “Master of Puppets”. Inclusive, essa última voltou com tudo graças à parceria de Dustin e Eddie na batalha contra o Vecna no Mundo Invertido.
Recentemente, o CEO do Spotify, Daniel Ek, declarou que o Metallica usa as estatísticas disponíveis na plataforma para determinar os setlists tocados em cada cidade para onde a banda leva o seu show.
Incrível, não é? O Metallica, que começou na década de 80, usa tecnologia e inteligência de dados para engajar a sua legião de fãs durante cada apresentação ao oferecer a melhor experiência e tocar as músicas mais ouvidas no aplicativo.
Uma obra de arte pintada por um robô
Se você gosta de ir a museus ver grandes obras de artistas, como Vicent Van Gogh, Anita Malfatti, Pablo Picasso ou Tarsila do Amaral, saiba que nada impede você de encontrar um quadro incrível criado por uma Inteligência Artificial.
No Colorado, nos Estados Unidos, a tecnologia venceu uma competição de artes plásticas com uma imagem de tirar o fôlego. A “Théâtre D’Opéra Spatial” foi inscrita por Jason Allen, designer, mas desenvolvida pelo programa de criação de imagens Midjourney, que usa Inteligência Artificial.
No entanto, Allen faz questão de dizer que ajudou. Segundo o designer, por ele ter feito a curadoria e editado as imagens criadas pelo software, há um “toque humano” na obra de arte. Quem sabe um dia veremos uma exposição de autores tecnológicos na Pinacoteca de São Paulo? Seria interessante.
Super-heróis, lançamentos, spoilers? Não, Cloud Computing!
Para os fãs da cultura geek, a CCXP 2022 é um dos eventos mais esperados do ano. Uma das preocupações da Omelete Company, organizadora do evento, não está apenas nas atrações, estandes e experiências físicas no pavilhão.
Para suportar o volume de acessos durante a venda de ingressos para o festival de cultura pop e geek, a empresa precisou revisitar toda a sua estrutura de Nuvem. Afinal, a expectativa é reunir mais de 300 mil participantes ao longo dos quatro dias de evento.
Sem esperar na fila ou contar com sistema inoperantes devido à grande quantidade de acessos. A tecnologia e o uso de dados ajudam a melhorar a experiência das pessoas que vão aproveitar ao evento.
Inovação, tecnologia e inteligência de dados
Esses assuntos não devem ser complexos na vida das pessoas. Na verdade, cada um desses pilares que sustentam a estratégia de negócios de muitas empresas B2B e consolidam experiências cada vez melhores para os clientes estão diretamente ligados à criatividade, artes e humanização.
É trabalhando essa parte do nosso cérebro que descobriremos novas ideias e maneiras de tornar o complicado em simples para as pessoas.
Como disse uma vez Ruth Rocha: “Ideias todo mundo tem. Como é que entram na cabeça da gente? entram porque a gente lê, observa, conversa, vê espetáculos”. E quando exercitamos o nosso olhar e reconhecemos a tecnologia em todos esses lugares, a catarse acontece e a experiência se torna ainda mais transformadora.
Cristovão Wanderley é responsável por inovação, estudo de tendências de tecnologia e adoção de novas ferramentas, além de desenvolver estratégias de negócio por meio do marketing digital na Stratlab Inteligência Digital. Formado em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e com especialização em MKT, Comunicação, Gestão de Mídias Sociais, DMB, Digital Transformation & Big Data – todos pela ESPM.