* Por Sérgio Bueno
A sociedade passa por um processo radical de digitalização nos últimos tempos. Sendo assim, as transformações sociais não param ou esperam até que o ser humano se adapte. Hoje, parece até difícil lidar com a grande quantidade de informação que chega diariamente até nós.
Da mesma forma, a transformação dos processos e dos negócios acompanha a evolução. Somos bombardeados de inovações tecnológicas a cada dia e, desde a década de 50, vimos as televisões evoluindo para os computadores e os computadores evoluindo para os smartphones. Nas indústrias, temos o apoio de robôs e de impressoras 3D na linha de produção.
Entretanto, todo esse processo foi ainda mais acelerado pela pandemia. Há um ano, vivemos as recomendações do distanciamento social, o que implica diretamente na transformação do mercado.
Não há dúvidas de que o online é o novo formato para todos os segmentos. Quem não está no ambiente virtual, está fadado a perder mercado muito rapidamente. Porém, isso não significa que ao adicionar o .com em seus nomes, as empresas irão acabar. Muito pelo contrário, passarão a ser vistas por mais consumidores em potencial.
A internet, que esse ano já acumula um total de 4,66 bilhões usuários em todo o mundo, segundo o último relatório da We Are Social e da Hootsuite, divulgado em janeiro, consegue alcançar o público de forma mais ampla e precisa. Afinal, ela pode ser acessada por qualquer um, a qualquer hora e de qualquer lugar, possibilitando que pessoas de diferentes estados ou países acessem o mesmo conteúdo.
Digitalize a sua empresa
Para não ficar para trás no mercado, é necessário acompanhar as mudanças do mundo. Ao mesmo tempo, a internet é global e tem bastante espaço para empresas de todas as áreas sobreviverem.
Embora pareça complicado, a digitalização é um processo benéfico e fundamental para a sobrevivência das empresas. Essa migração para o digital exige engajamento e especialização de todos os envolvidos. Afinal, o negócio passará por mudanças estruturais, pois movimentará mais dados e informações diárias, aumentando a demanda das equipes.
Porém, a criação de um ambiente mais inteligente e previsível facilita a tomada de decisões e o crescimento do negócio.
Acompanhe as tendências
Quem não participa do novo ambiente, perde inúmeras possibilidades que poderiam ser exploradas para aumentar os resultados. Alguns dos exemplos são a digitalização de documentos, com o armazenamento de dados em nuvem, da divulgação por meio do marketing digital, entre muitas outras tendências.
Quando o mundo muda, as pessoas que estão nele mudam também. Para atender às necessidades do mercado, é importante estar antenado ao comportamento da sociedade e dos clientes do seu segmento. Hoje, eles têm acesso a todas as informações do produto ou serviço antes mesmo de entrar em contato com a empresa. Portanto, faz-se necessária uma abordagem especializada para o público.
Outra tendência é a procura pelo formato de locação. A população não quer mais comprar e acumular bens. Com a evolução dos espaços para o ambiente digital e a cultura do compartilhamento, a nova geração fã da Netflix, entre outras plataformas de streaming, procuram cada vez mais por locação de produtos ou serviços. Sendo assim, atualmente é possível alugar desde equipamentos para o seu negócio até carros para o uso pessoal por meio da internet.
Desta forma, podemos perceber que a evolução tecnológica sempre esteve presente, mesmo que em diferentes formatos. Adaptar um negócio mais tradicional pode não ser uma tarefa fácil, mas ela é necessária. A mudança nem sempre significa o fim. No caso do .com, ela é o início da conexão com um espaço para a maioria das companhias. Sendo assim, o .com não precisa – e nem deve – ser o .final.
* Sérgio Bueno é CEO da Ótimo Gestor.