A Latitud, um movimento com o objetivo de encontrar e apoiar os melhores empreendedores de tecnologia early-stage não apenas no Brasil, mas em toda América Latina, tem desempenhado um papel muito importante para buscar iniciativas ainda em desenvolvimento de projetos que são promissores para a região. Desde o lançamento do seu próprio fundo este ano, em modelo de rolling fund, a Latitud já investiu em duas iniciativas que deram seus primeiros passos durante seu programa de Fellowship e ganharam espaço no mercado: Newtail e Pomelo.
A Pomelo é uma fintech que permite que outras fintechs e players financeiros incorporados criem contas digitais com processos de onboarding, bem como emissão de cartões pré-pagos e de crédito em toda a América Latina. Fundada por ex-executivos da Mastercard, Mercado Pago e NaranjaX (maior banco digital da Argentina), ela recebeu cerca de US$ 9 milhões em seu seed round. A rodada foi liderada por duas firmas: a brasileira Monashees, que também tem operação global, e a europeia Index Ventures.
Outros participantes da rodada incluem empreendedores como Max Levchin (Paypal & Affirm), Biz Stone (Twitter), Angela Strange (a16z), Harry Stebbings (20VC), além de fundadores do Rappi, Auth0, Kavak, Loft e RecargaPay. Depois do investimento inicial feito pelo fundo da Latitud, a Pomelo já cresceu 5 vezes em questão de semanas.
“A Latitud nasceu por uma necessidade de dividirmos os nossos conhecimentos sobre o ecossistema de startups. Por meio dela promovemos um currículo estruturado, mentoria e uma comunidade que se apoia, e agora temos o fundo de investimento para alavancar aquelas que sabemos que têm o potencial de crescer na América Latina. Poder dividir um pouco do que aprendi na minha caminhada como empreendedor é muito enriquecedor, principalmente porque conhecemos as iniciativas quando ainda estão em early-stage, podendo oferecer ainda mais oportunidades de pegar atalhos e evitar erros que podem custar muito caro”, explica Brian Requarth, Brian Requarth, cofundador da Latitud.
Outra startup que garantiu investimento foi a Newtail, plataforma de digitalização de supermercados que utiliza tecnologia de ponta e incorporação com o WhatsApp para melhorar a experiência do cliente. Seus fundadores já eram empreendedores em outras frentes, tendo vendido seus respectivos negócios para a B2W antes de lançar a nova startup. Mesmo assim, sentiram que precisavam desenvolver seus conhecimentos em tópicos específicos e se adequarem às novidades.
Desde que se juntaram ao programa de Fellowship da Latitud, depois de já terem recebido o primeiro incentivo financeiro da companhia, foram procurados por mais de 10 investidores buscando fechar negócio para alavancar a startup. No entanto, os fundadores só pretendem levantar capital dentro de alguns meses.
“Sabemos que empreender pode ser solitário e complicado, mas a Latitud existe para que isso não seja mais uma realidade. Queremos trazer para perto as startups que têm um bom produto ou serviço e que possam ser escaláveis a longo prazo. Mesmo que os fundadores não tenham todo o conhecimento para fazer isso acontecer, nós estamos dispostos a oferecer ferramentas para que as iniciativas cresçam e saiam em busca de fundraising e negociações comerciais”, explica Brian.
Foto de destaque: Brian Requarth, cofundador da Latitud.
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