O pessoal da revista Inc fez uma lista interessante com algumas dicas para seu trabalho render melhor, já que trabalhar muito nem sempre é sinônimo de trabalhar de forma produtiva.
Se você é ligado no mundo empreendedor, provavelmente já leu ou ouviu tudo isso. Mas, muita gente está chegando agora e é possível que as dicas abaixo as ajudem muito. Além disso, apesar de termos ouvido isso tantas vezes, nem sempre aplicamos – logo, sempre vale dar uma lida para ver se refrescamos nossa cabeça com algumas dicas que podem ser bastante valiosas.
1) Crie uma rotina para o melhor uso de seu tempo
Agende recados, reuniões e programe tudo de uma vez para você não ter que ficar saindo do escritório várias vezes ao dia. E lembre-se de considerar o horário de almoço! Assim você pode ter uma ideia mais exata de quanto tempo restará para trabalhar em determinados projetos.
2) Crie uma lista de tarefas para seu dia, sua semana, e seu mês
Pense quais são as coisas mais importantes que precisam ser realizadas neste mês; então planeje-as de acordo com as semanas; e divida-as para serem cumpridas durante os dias. Esse é melhor jeito de enfrentar um grande projeto sem se assustar com as várias etapas que ele pode ter.
3) Pense no que pode ser feito apenas por você e delegue o resto
Não tente carregar o mundo (ou sua empresa) sozinho nas costas. Saber delegar tarefas é uma das atividades mais difíceis e mais imprenscidíveis para o empreendedor moderno.
4) Encontre pessoas que são boas no que você é ruim
E contrate elas. Exemplo: se você é programador e é péssimo em escrever, mas precisa de alguém que é bom com textos, não tente fazê-los você – há grandes grandes chances de sair com um resultado ruim ou medíocre. Gastar dinheiro em casos como esse costumam valer a pena.
5) Marque um deadline e recompense-se caso o atinja
Definir deadlines é uma boa estrategia para alcançar suas metas no prazo necessário. É sempre aconselhável adiantá-los para alguns dias antes do seu verdadeiro prazo, dando um tempo para respirar e fazer as coisas com mais calma caso aconteça algum imprevisto pelo caminho.
6) Mantenha seu ambiente de trabalho livre de distrações
Evite ficar navegando pela internet, brincando com seu smartphone, fazendo ligações pessoais, cuidando de tarefas particulares, e outras coisas durante seu horário de trabalho. Se você conseguir desenvolver o hábito de fazer o trabalho na hora do trabalho e coisas pessoais em casa, conseguirá resolver seus aspectos profissionais mais rapidamente, deixando tempo para aproveitar melhor o restante.
7) Escreva emails curtos e diretos
Dificilmente você precisará ser prolixo. Se esforce para ser o mais breve e conciso possível sem parecer grosseiro ou mal-educado. O seu destinatário também economizará tempo.