* Por Murilo Borrelli
O ano de 2020 foi desafiador em todos os sentidos. Pensando em estratégias para sobreviver no mercado, muitos negócios passaram a investir muito mais em marketing digital do que em qualquer outro meio ou plataforma para divulgar seus produtos, serviços e estreitar a comunicação com o consumidor. Nesse período, surgiram muitas novidades em termos de estratégia, ferramentas e tecnologias e, embora o futuro seja um pouco incerto, as marcas aderiram a essa nova realidade e devem dar continuidade a algumas dessas ações em 2021.
Com o possível fim da utilização dos cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados já em vigor, começa uma nova era de dados coletados e utilizados pelo marketing digital. Essas mudanças estão atreladas a substituição de dados de terceiros por dados primários, investimentos em estratégias para garantir o consentimento dos consumidores e segmentações baseadas em outras variáveis de dados, entre outras questões.
Outra tendência a ser observada são os avanços em Inteligência Artificial. Novas versões de ferramentas, como a do Google Analytics, que utiliza Machine Learning, têm permitido desenvolver campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas. Quando integradas às ferramentas de anúncios, como o Google Ads, a taxa de conversão pode ser ainda maior. Essas e outras ferramentas nunca saem de processos de aperfeiçoamento, portanto, prometem resultados cada vez melhores e contribuem para o sucesso de atuação do digital.
Embora as estratégias de SEO sejam imprescindíveis há algum tempo para o posicionamento orgânico da empresa nos rankings de busca, agora elas devem ser avaliadas e, talvez, repensadas em função de uma nova tendência: a pesquisa por voz. Atualmente, mais da metade das pesquisas é feita por voz, que apresenta uma estrutura diferente das pesquisas digitadas. Então, para se manter em alta no ranking, é preciso adaptar essa linguagem.
Como quarta tendência, podemos citar a evolução do social selling, que prometem crescer tanto em importância quanto em vendas feitas diretamente pelas plataformas. Mesmo que muitas empresas já efetuem suas vendas por canais como Facebook e Instagram, as plataformas têm trabalhado para aprimorar alguns recursos e melhorar a experiência para empresas e clientes, fortalecendo ainda mais as ações de marketing digital nesses meios.
Como quinta e última tendência que cabe destaque está o aumento da presença do WhatsApp no marketing digital. Com mudanças importantes anunciadas, principalmente, para a versão Business, a ferramenta poderá contribuir ainda mais em termos de oportunidades, impactando diretamente no comércio eletrônico, já que em breve será autorizada a operar como forma de pagamento.
* Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine, agência de data driven marketing, é mercadólogo pela Universidade Anhembi Morumbi e cursa Master em Marketing e Comunicação Digital na ESPM.