Sete meses após o anuncio de que investiria US$ 300 milhões em startups em estágio inicial na América Latina, o SoftBank está recuando a estratégia e fazendo um spin-off de seu time e do portfólio de 12 startups que foi montado até agora.
As 12 empresas (Abstra, Arch, Birdie, BotCity, Digibee, D-Uma, Indaband, Medway, Neivor, Nilo, Salu e Worc) migrarão para a Upload Ventures, nova gestora que nasce sob a responsabilidade dos managing partners Rodrigo Baer e Marco Camhaji, juntamente com Norberto Giangrande, reconhecido empreendedor e experiente investidor-anjo. A previsão é que o spin-off esteja totalmente concluído até o final deste mês.
A Upload Ventures investe em companhias em early-stage na América Latina, mantendo a meta original de investimentos de aproximadamente US$ 100 milhões por ano. Baer, Camhaji e Giangrande contarão com o suporte de seu time atual de 12 pessoas, que migram integralmente para a Upload Ventures, em escritórios no Brasil e no México.
“A visão do SoftBank de identificar e investir em companhias em early-stage na América Latina se provou um enorme sucesso”, afirmam Paulo Passoni e Shu Nyatta, managing partners do SoftBank Latin America Fund. “Em pouco mais de seis meses de operação, recebemos mais de 1.100 pitches e anunciamos investimentos em doze companhias com grande potencial de crescimento”, dizem eles.
“Estamos orgulhosos em apoiar Rodrigo e Marco no lançamento da Upload Ventures e continuar identificando empreendedores talentosos na América Latina. E muito animados em ser o principal LP da nova instituição, mantendo nossa missão compartilhada de fazer crescer o vibrante ecossistema de venture capital na região”.
“Os fundadores e as empresas investidas têm se beneficiado enormemente de trabalhar com Paulo, Shu e todo o time do SoftBank”, afirmam Rodrigo Baer e Marco Camhaji. “Como um dos primeiros e maiores investidores na América Latina, o conhecimento e apoio do SoftBank nos últimos meses se provou de valor inestimável para acelerar nosso trabalho. Seguimos animados em continuar a parceria com o SoftBank na Upload Ventures, que dará continuidade ao trabalho que iniciamos no ano passado com nosso time, de forma a incentivar o potencial das empresas de early-stage da região”.
“É uma honra me unir ao Rodrigo e ao Marco na Upload Ventures. Também estou animado em me unir ao SoftBank, uma companhia que admiro há muito tempo por ser a principal investidora de venture capital da América Latina. O trabalho desenvolvido já é um sucesso até aqui, e continuará a escalar de forma ainda mais relevante nas empresas em estágio inicial de desenvolvimento”, complementa Giangrande.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.