A Gringo, startup que atua no mercado automotivo, concluiu uma nova rodada de investimentos Series B de R$ 190 milhões. Esse aporte acontece apenas quatro meses após receber R$ 50 milhões na rodada Series A.
A rodada foi liderada pela VEF e contou com o coinvestimento da Píton Capital, ambos fundos com experiência global em startups do segmento automotivo e fintech. A Kaszek, que investe na Gringo desde o inicio, também investiu na rodada, assim como GFC e ONEVC, que entraram no aporte Series A do ano passado.
“Ampliar nossa base de investidores e contar com fundos reconhecidos em áreas como fintech e auto é um passo importante para construirmos o super app. Hoje os motoristas precisam ir a diversos lugares para cuidar dos seus veículos, a Gringo quer mudar isso e simplificar tudo em um lugar só”, afirma Rodrigo Colmonero, CEO e cofundador da Gringo.
Fundada em 2020, a empresa tem como objetivo se tornar o melhor amigo do motorista e ajudar em tudo o que o motorista precisa fazer para gerir seus documentos e veículos. A sua operação começou entregando gratuitamente o monitoramento da carteira de motorista e débitos dos veículos, e em menos de dois anos atingiu cinco milhões de motoristas na plataforma — o dobro do número alcançado no período do investimento Series A.
Ao longo de 2021 a Gringo ampliou a oferta de credito e iniciou a venda de produtos de seguro, resultando em um aumento de 20 vezes o valor transacionado (GMV) e de 25 vezes da sua receita quando comparada a 2020.
“Motoristas de todo o mundo enfrentam diversos pontos de dor e fricção na gestão dos seus veículos e documentação. O crescimento exponencial da Gringo e os elevados níveis de engajamento dos seus usuários comprovam a magnitude deste problema no Brasil. Fomos realmente atraídos pela paixão de Rodrigo, Caique e Juliano em ajudar os motoristas, a cultura que construíram na empresa e a sua forma de introduzir soluções financeiras úteis no percurso. Conseguiram muito num curto espaço de tempo, mas estão apenas arranhando a superfície em termos de construção de serviços e ferramentas em torno de um bem tão valioso para a maioria das pessoas. Estamos extremamente entusiasmados por nos juntarmos a eles na sua missão”, diz Alexis Koumoudos, Chief Information Officer da da VEF.
Expansão de serviços na plataforma
O novo aporte será importante para os próximos passos da Gringo, em especial na ampliação de serviços. A empresa teve excelentes resultados em testes para serviços de seguro e crédito, e já fechou parcerias para simplificar a forma como os motoristas compram e monitoram esses serviços. Outros produtos e serviços estão com testes em andamento.
O movimento de expansão para outros mercados também será estimulado nesta nova fase. Após o lançamento em São Paulo, a empresa já expandiu para as regiões Sul e Sudeste nos últimos meses, responsável por 70% dos motoristas brasileiros. Para 2022, a expectativa é de avançar para todo o território nacional e iniciar testes em outros países na América Latina.
“Como amigos, olhamos cada motorista de forma única e queremos entregar cada vez mais facilidade na hora de cuidar de um bem tão importante. Agregar mais conteúdo, produtos e serviços faz parte do nosso caminho. Estamos criando uma das maiores comunidades de motoristas da América Latina”, conclui Rodrigo.
* Foto de destaque: Juliano Dutra, Caique Carvalho e Rodrigo Colmonero, fundadores da Gringo.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.