A Birdie, plataforma SaaS pioneira na geração de insights baseados em AI para desenvolvimento e otimização de produtos, acaba de receber uma rodada de investimentos Seed de US$ 7 milhões. Liderada pelo Softbank e Illuminate Ventures, o aporte contou também com a participação do Fusion Fund, Astella e Endeavor Catalyst e passa a figurar na lista de uma das maiores rodadas Seed feitas por startups brasileiras.
Com o valor do novo round, a Birdie vai duplicar o tamanho da equipe e acelerar seu crescimento: a empresa, que dobrou de tamanho ao longo do ano passado, pretende encerrar o ano com cobertura de 15 países e vai investir em novas features para ajudar seus clientes a planejarem e lançarem produtos de sucesso com base em opiniões reais e espontâneas dos consumidores.
Patrícia Osorio, cofundadora e CRO da Birdie, destaca que um dos maiores desafios das empresas é ter acesso a informações confiáveis para tomar decisões ao longo do ciclo de vida de um produto. “Gerentes de produtos se veem dependentes de relatórios e pesquisas para entender o feedback do consumidor, ficando limitados quanto à frequência, flexibilidade e granularidade das análises. A Birdie endereça justamente isso: nossa AI interpreta milhões de opiniões e gera insights automáticos para ajudar na tomada de decisões”, explica a executiva.
A Birdie se diferencia por processar opiniões desestruturadas de diferentes fontes com alta acurácia e granularidade utilizando tecnologia de ponta: há no time mais de 10 PhDs e mestres em inteligência artificial. A plataforma ainda rankeia automaticamente as forças, fraquezas, jobs-to-be-done, bugs, e features com maior potencial de impacto na satisfação do consumidor.
A empresa, cuja sede fica no Vale do Silício, atende a seus clientes no Brasil, EUA, UK, México, Espanha e Alemanha e já processa opiniões de mais de 150 fontes entre e-commerces, app stores, fóruns de discussão e sistemas privados como call centers, pesquisas de satisfação e plataformas de social listening. Para 2022 há planos de expandir para Japão, China, Itália, França, Índia e Rússia.
“Um de nossos principais propósitos é fazer da Birdie um celeiro de talentos brasileiros que queiram criar tecnologia no estado da arte em nível global, se desafiar e ter exposição a diferentes mercados em uma empresa com uma cultura forte e uma visão clara: criar o maior banco de opiniões e conhecimento sobre produtos do mundo usando tecnologia brasileira. Essa rodada não só nos mostra que estamos no caminho certo, mas também nos dá combustível para fazer isso com ainda mais velocidade”, finaliza Patrícia.
“Estamos otimistas com o investimento na Birdie e felizes em apoiar empreendedores brasileiros na criação de uma empresa global. Ficamos impressionados com a capacidade da Birdie em juntar um grande volume de dados e transformá-los em insights práticos para as corporações desenvolverem produtos relevantes para seus clientes. Estes insights permitem que as empresas acompanhem o desempenho de seus próprios produtos e os comparem com a concorrência, destacando os recursos que impulsionam a satisfação do consumidor. Sendo assim, a capacidade de fornecer insights atualizados é fundamental para apoiar o desenvolvimento de produtos de maneira disruptiva”, comenta Camhaji, managing partner do SoftBank Latin America Fund.
“Achamos a proposta de valor da Birdie extremamente inovadora. Eles estão criando uma nova categoria, inteligência de produtos, em um momento em que a concorrência entre marcas globais de bens de consumo só cresce e uma solução como a deles se torna essencial. Nós temos o prazer em trabalhar com uma empresa liderada por uma equipe visionária e que une um know-how único com uma capacidade técnica fora da curva para entregar o que o mercado realmente precisa.“ afirma Cindy Padnos, managing partner da Illuminate Ventures.
* Foto em destaque: Patrícia Osorio, Alex Hadade, Rodrigo Pantigas e Everton Cherman; Founders da Birdie.