A Involves, retailtech que desenvolve soluções para indústria e varejo, realizou um investimento na Sellers, retailfintech na área de campanhas e incentivos para times de vendas. Os valores do investimento não foram divulgados. Com o aporte, as empresas mantêm operações e planos independentes, porém se conectam na etapa comercial, aproveitando o relacionamento da Involves com o mercado para alavancar o go-to-market da Sellers. A decisão de investir na startup faz parte da estratégia de expansão da Involves, com foco em oferecer uma solução completa para toda a cadeia de trade promotion e revolucionar as relações entre indústria, varejo e distribuidores.
“Como atendemos indústrias de bens de consumo, acompanhamos de perto que a criação e gestão de campanhas de incentivo é uma grande dor desse segmento. Com tecnologia, a Sellers resolve essa questão, torna o processo muito simples, fluido e dinâmico e ainda potencializa os incentivos recebidos com experiências diferenciadas, criando o primeiro banco digital do vendedor. A Involves não atua na área de incentivos comerciais e a Sellers está no nosso ecossistema, atendendo o mesmo cliente-alvo. Entendemos que as sinergias são óbvias”, conta André Krummenauer, cofundador e CEO da Involves.
Gabriel Menezes, cofundador e diretor de P&D da Involves, explica que a empresa tem um plano estratégico que contempla a expansão das soluções também para times de vendas. “Para acelerar a ida ao mercado com uma solução focada em times de vendas, a Involves enxergou uma forte conexão com o produto da Sellers, que já nasceu com a visão de cliente no centro onde cada interação é cuidadosamente pensada”, comenta.
A relação da Involves e da Sellers é de parceria desde o início da retail fintech, explica César Duro, CEO da startup. “A Involves esteve muito presente na jornada da Sellers desde a criação da solução. Contamos com o apoio da empresa em conversas que nos auxiliaram como mentoria de quem já tinha um caminho trilhado nesse mercado de indústria e varejo há anos”, conta César. A experiência dos cofundadores da Sellers com a realidade de vendas também foi fundamental para o desenvolvimento da plataforma. “Todos os sócios fundadores têm uma história executiva anterior e nós identificamos a dor no dia a dia da operação. Eu, por exemplo, comecei minha carreira como promotor de vendas e sei da necessidade de uma tecnologia pensada com a cabeça do usuário final”, explica.
Sendo um banco digital especializado em incentivos comerciais, a Sellers permite fazer toda a gestão de campanhas, desde o planejamento, passando pela execução, até o acompanhamento dos resultados da equipe. Além disso, assim que as metas são atingidas, o pagamento dos incentivos é realizado automaticamente à pessoa vendedora, sem precisar esperar dias ou semanas, como costuma acontecer no processo tradicional. A solução atende empresas de todos os portes da indústria e do varejo que têm time de vendas e já permite criar mais de 8 mil tipos de campanhas diferentes, número que deve aumentar ainda em 2022, de acordo com o CEO da Sellers, e contribuir para atingir o potencial de mercado da startup, que pode chegar a 60 mil empresas.
O investimento na Sellers traz impactos imediatos para a Involves. Gabriel conta que a solução passará a ser oferecida à base da Involves e vai turbinar o portfólio da empresa. “Muitas vezes, quando se fala em investimentos minoritários, a ideia é que os frutos só serão colhidos no futuro. No nosso caso, esse aporte traz uma proposta de valor que vamos oferecer para os clientes agora e que irá gerar receitas imediatamente”, explica.
Investimento é parte da estratégia de crescimento da Involves
O aporte na Sellers é parte do plano de expansão da Involves, que inclui a criação de novas soluções, complementares ao portfólio atual da empresa, além da conquista de novos mercados . Para isso, a empresa planeja realizar, ainda em 2022, uma nova rodada de captação de investimento de R$200 milhões para focar em inovação, aquisições e na aceleração da expansão internacional para mercados da Europa e América Latina
Na avaliação do CEO da Involves, existe muito espaço para inovação no ciclo promocional. “A indústria e o varejo alocam investimentos de uma forma muito manual, possuem desafios enormes em executar as ações promocionais planejadas e principalmente em aferir os resultados. Nós temos um roadmap que vai impactar profundamente a forma como o varejo faz negócios com a indústria”, explica André.
A Involves tem 12 anos de história e em 2019 recebeu seu primeiro aporte. O investimento de R$23,5 milhões foi realizado pelo fundo Bridge One, em operação assessorada pela LKC Capital, de Santa Catarina. O investimento teve como objetivo principal impulsionar a expansão comercial em toda a América Latina, além de acelerar a comercialização de uma suíte de novos produtos voltados ao sucesso da indústria e do varejo. Com esse aporte, a Involves ampliou as operações internacionais e abriu escritórios no México e na Colômbia.
A expansão no México trouxe resultados importantes para a empresa, que já triplicou a receita no país. Atualmente, o mercado mexicano é o segundo mais relevante para a empresa, atrás apenas do brasileiro, e representa 60% do faturamento internacional da Involves. A empresa, que opera em mais de 20 países e atende clientes como Unilever, L’Oréal, Kraft Heinz, Danone, Red Bull, Seara, Fini e 3 Corações, conta hoje com 274 colaboradores de mais de 10 nacionalidades diferentes.
“Estamos cada vez mais nos posicionando com ofertas complementares e com uma solução que resolve os problemas da cadeia indústria, varejo e distribuidor de ponta a ponta. Já fazemos isso com nossa solução de Reconhecimento por Imagem e com o Involves Doors e com outras soluções complementares devem chegar ao mercado ainda este ano. Nosso objetivo é ser uma plataforma de inteligência artificial que melhora os resultados do varejo e da indústria no ponto de venda”, finaliza André.
* Foto em destaque: César Duro, CEO da Sellers, e André Krummenauer, CEO da Involves.