A Cobli, logtech que utiliza IoT e inteligência artificial para tornar a gestão de frotas mais eficiente, recebeu um aporte Série B de R$ 175 milhões (US$ 35 milhões), liderado pelo SoftBank, o maior fundo de investimento do mundo, para continuar sua rápida expansão.
A Qualcomm Ventures, um dos maiores especialistas em Internet das Coisas (IoT), também participou da rodada, além de NXTP Ventures, Fifth Wall e Valor Capital, que já eram investidores da empresa.
A Cobli foi fundada em 2017, por Parker Treacy e Rodrigo Mourad, com o objetivo de construir uma tecnologia que levará toda a cadeia de suprimentos da América Latina para a era digital, conectando seus elementos em um sistema unificado. Desde então, tornou-se a empresa que mais cresce no setor, conectando mais de 3.000 empresas.
A startup ataca uma grande oportunidade de mercado, já que a logística é responsável por 13% do PIB da América Latina e 83% dos operadores de frotas na região ainda gerenciam suas frotas e processos de forma analogica e utilizando ferramentas não integradas como Excel, WhatsApp, mapas, papel e caneta.
Este aporte ajudará a empresa a acelerar a sua velocidade de expansão, além de criar novos produtos que funcionam a partir dos dados obtidos com IoT, como seguros precificados dinamicamente, gestão de combustível integrada à operação, câmeras embarcadas e muito mais.
“A logística está atrasada e os consumidores estão insatisfeitos. A falta de tecnologia no setor leva a muitos processos manuais que, por sua vez, se revertem em custos mais altos, atrasos, erros e um serviço pior para todos. A Cobli resolve isso. Com este investimento, iremos acelerar ainda mais o nosso desenvolvimento de produto, nossa expansão e o impacto que fazemos na operação de todos os nossos clientes”, diz Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli.
O investimento será destinado para duas frentes: uma de produtos e outra de expansão. Para produtos, a Cobli irá investir no desenvolvimento da sua solução de gestão de frotas para médias e grandes empresas, utilizando novos sensores — como câmeras embarcadas unidas à inteligência artificial — para transformar esses dados em processos automatizados e ganhos para seus clientes, criando uma experiência de usuário ainda mais fácil e intuitiva.
Ao digitalizar diversos fluxos de trabalho, a empresa está criando um cenário estimulante e atraente para outras partes da cadeia de suprimentos, como seguradoras e fornecedores de combustível, cujas operações se beneficiam de maiores integrações com dados, permitindo precificação mais aderente e dinâmica, além de novos produtos . Dessa forma, a Cobli está incentivando a indústria a adotar processos mais automatizados e a tomar decisões mais precisas. Isso quer dizer menos custos e acidentes, além de mais agilidade e confiabilidade.
Além disso, a empresa irá lançar um produto disruptivo de seguros para frotas, o primeiro cujo preço será determinado por dados reais de utilização dos veículos. Ele utilizará informações personalizadas para melhorar a precificação e empacotamento de seguros, beneficiando as empresas que dirigem melhor. “O seguro automotivo é o tipo mais consumido no Brasil e apenas 30% dos veículos estão segurados. Isso acontece porque o mercado não encontra os produtos que busca a um preço que faça sentido. Iremos utilizar nossos dados para proteger os veículos e os motoristas com produtos mais aderentes às necessidades do mercado”, afirma Mourad.
A segunda frente é focada na expansão da startup. Com apenas 15 pessoas em 2017, hoje a Cobli conta com mais de 200 colaboradores. Esse rápido crescimento continuará e a empresa irá adicionar ao time mais de 300 pessoas de todas as áreas e de todos os estados do Brasil já em 2022.
“A Cobli está comprometida há muito tempo em investir em sua equipe, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento. Conseguimos crescer tão rapidamente, criando um time excelente e um ambiente de colaboração. Agora, precisamos levar isso para o próximo nível, conforme nos preparamos para valorizar e reconhecer mais o time e realizar centenas de promoções de cargo já no próximo ano”, explica Mourad.
O cenário é bastante positivo para o mercado de logística. Vivemos um momento no Brasil em que o setor nunca esteve tão complexo e desafiador, principalmente em relação às expectativas de experiência dos usuários e toda a operação. Por meio da tecnologia e inovação, as logtechs proporcionam soluções eficientes e ágeis. A Cobli torna incrivelmente fácil para qualquer operador de frota começar a usar a tecnologia e rapidamente obter visibilidade e insights sobre sua operação. “Somos o parceiro certo para quem quer digitalizar a sua frota, automatizar processos e entregar um serviço excelente para seus clientes”, garante Mourad.
“Investimos em empresas que acreditamos definirão suas categorias, alavancando tecnologias disruptivas. Liderada por um time excepcional, a Cobli está ajudando a impulsionar a evolução do setor de transporte e logística na América Latina. Estamos animados em nos juntar e apoiar essa missão de trazer dados, insights e eficiência para as frotas em toda a região.”, diz Matt Pieterse, investidor do SoftBank.
“Na última década, os veículos conectados tornaram-se um dos mais importantes motores de transformação para os setores automotivo e de logística”, disse Michel Glezer, diretor da Qualcomm Ventures da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. “A solução de gestão de frota da Cobli é fácil de usar e ajuda a aumentar a eficiência operacional e a visibilidade das frotas na América Latina. Estamos entusiasmados em investir na Cobli para acelerar a adoção de frotas conectadas, impulsionando ainda mais o crescimento dos setores automotivo e logístico.”
Foto de destaque: Rodrigo Mourad, cofundador e presidente da Cobli.
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