A Olist, plataforma de soluções de e-commerce, que já permitiu a mais de 200 mil lojas digitalizarem suas jornadas e começarem a vender online, recebeu um investimento de US$ 23 milhões através de uma rodada liderada pelo Goldman Sachs Asset Management. A Redpoint eventures, investidora na empresa desde 2015, também participou dessa rodada com um aporte adicional.
O investimento representa uma extensão da rodada Series D da Companhia, que passa a totalizar US$ 80 milhões com os novos recursos. Em dezembro de 2020, Softbank Latin America Fund, Valor Capital, Velt Partners, FJ Labs, Península e o investidor em tecnologia Kevin Efrusy financiaram a parcela inicial dessa rodada.
Os recursos serão utilizados para impulsionar ainda mais a estratégia de crescimento acelerado do Olist, o que inclui investimentos em tecnologia e produto, busca por novas aquisições e a internacionalização, visando a construção de um ecossistema diferenciado para o e-commerce.
Com a nova rodada, o Goldman Sachs passa a integrar o board da startup. “É uma satisfação para nós passarmos a ter o Goldman Sachs no nosso board. Eles são um dos maiores investidores em empresas de tecnologia e alto crescimento em todo o mundo e serão um grande parceiro na aceleração da nossa trajetória. Temos um claro objetivo de continuar expandindo o Olist para novos territórios, e contar com a experiência deles no nível estratégico será essencial”, diz Tiago Dalvi, fundador e CEO do Olist.
Fundado em 2015, o Olist fornece, por meio de sua plataforma, todas as ferramentas para que comerciantes, lojistas e marcas possam criar, de forma rápida e fácil, uma operação de e-commerce, da montagem de um catálogo de produtos até a gestão da logística, processamento de pagamentos e sua reconciliação.
O Olist Store, principal produto da empresa e líder de mercado, atua no modelo storein-store e está presente nos principais marketplaces do país. A solução permite que os comerciantes gerenciem a listagem de produtos, reputação, logística e pagamentos, oferecendo uma experiência única de vendas em canais como Mercado Livre, B2W e Via Varejo. Melhorias estratégicas aplicadas ao produto levaram, no 1º trimestre deste ano, a um recorde de GMV na operação, 2,5 vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Em 2020, a empresa lançou um novo produto, o Olist Shops, que permite criar uma loja virtual em menos de 3 minutos. É uma solução completa, já com checkout de pagamento e integração com operadores logísticos. O Shops foi concebido para ser global, com interfaces em português, inglês e espanhol, e desde seu lançamento já conta com mais 200 mil usuários em mais de 180 países.
“A pandemia acelerou processos de digitalização de comércios em todo o mundo, fazendo crescer o e-commerce de forma surpreendente. Nesse contexto, os recursos dessa rodada de investimentos serão essenciais para que possamos continuar investindo no ecossistema e empoderando comerciantes em diferentes frentes”, afirma Dalvi.
Com o mercado aquecido e cenário favorável ao crescimento do e-commerce, a Olist também realizou duas aquisições em 2020 para expandir e complementar suas ofertas. Foram adquiridas a Clickspace, de soluções para e-commerce, e a Pax Logística, uma plataforma de gestão logística que oferece qualidade imbatível para seus usuários na primeira e última milha.
“Em 2021 a Olist deverá realizar outros M&As estratégicos, em linha com nosso foco de construir um ecossistema completo composto por soluções integradas e que facilitem a vida dos nossos clientes. Estamos em conversas com ERPs, PDVs e empresas com soluções complementares às nossas. Por isso também decidimos expandir o aporte da nossa Series D e trazer o Goldman Sachs como mais um investidor relevante para nosso cap table”, afirma Eduardo Ferraz, CFO da Olist.
O faturamento da Olist triplicou no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando um patamar de crescimento inédito na operação que referenda a estratégia e o negócio. Além disso, a chegada dos novos investidores acelera ainda mais a expansão, tanto no Brasil quanto no exterior, consolidando a Olist em sua posição de liderança e inovação no e-commerce.
“Estamos impressionados com a capacidade que a Olist tem de empoderar seus clientes – em sua maioria pequenos e médios lojistas – para que consigam vender mais via e-commerce, desenvolvendo negócios mais resilientes. Tiago e todo o time da Olist têm um incrível foco no cliente e criaram uma solução tecnológica inovadora que garante a eles um acesso simples e rápido às vendas on-line. Estamos muito satisfeitos em ajudar a liderar esta rodada de investimento”, disse David Castelblanco, managing director e head na América Latina para investimentos em Growth Equity do Goldman Sachs Asset Management.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.