A Solution4Fleet (S4F), criada há dois anos com o objetivo de ajudar pequenas e médias locadoras e concessionárias a profissionalizar a operação e se tornar mais eficientes, recebeu um aporte de R$ 3 milhões. O investimento foi realizado por Alexandre Esnarriaga Dal Colletto e Sidney Rocha, da Global Fleet. “Boa parte das locadoras não possuem governança corporativa, planejamento financeiro, tributário e de marketing. Esses itens são fundamentais para acertar o fluxo de caixa e se tornar lucrativa”, explica André Ricardo, CEO da Solution4Fleet.
O setor de mobilidade urbana vem passando por uma forte transformação nos últimos anos, impulsionado pela tecnologia e mudança de perfil dos consumidores, que cada vez mais abrem mão da aquisição de bens próprios. O cenário faz com que novos modelos de mobilidade cresçam em todo o mundo, especialmente no Brasil, país que conta com aproximadamente 23 mil locadoras de carros.
“Estruturamos todo um ecossistema de soluções e parceiros para ajudar esses estabelecimentos a se reorganizarem. Temos uma oferta que atende a necessidade do segmento de ponta a ponta”, acrescenta o CEO, ao afirmar que para esse ano, a empresa projeta aumentar o faturamento em mais 400%.
História da Solution4Fleet
Fundada por executivos com mais de 30 anos de experiência no setor, a S4F se posiciona como uma consultoria e implementadora de soluções para o setor de empresas de mobilidade urbana, especialmente locadoras e concessionárias.
Ela atua desde o planejamento para a compra do carro direto com as montadoras, que passa a oferecer como assinatura para as locadoras, até na melhoria de processos de cada empreendimento. Atualmente, conta com 220 empresas parceiras, 3,8 mil oficinas cadastradas e mais de 100 colaboradores indiretos.
“Conhecemos muito o mercado, todas as dores e dificuldades das locadoras, por isso inovamos integrando soluções para atender as necessidades de todo o ecossistema, auxiliamos no desenvolvimento, operação e na redução de custos para aumentar a competitividade e a qualidade do serviço. Hoje, 70% das locadoras do mercado não possuem sistemas ou governança corporativa. Muitas não têm nem site para aluguel ou venda online”, comenta André Ricardo.
Tendência de pagamento por uso predomina
De acordo com o executivo, a indústria, como todo, precisa aprender a trabalhar com serviços. “Nos anos 40, a rainha da Inglaterra alugava TV. No Brasil, ainda há um conceito forte de propriedade, mas é só fazer as contas. A economia com o aluguel de um carro pode chegar em média a 30%. A assinatura de um carro é muito vantajosa. O preço do aluguel de 2005 é o mesmo do ano passado, mas o preço de um carro básico, aumentou de R$ 20 mil para R$ 40 mil”, comenta.
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