* Por Dany Carvalho

Reuniões exercem um papel importantíssimo na comunicação durante o trabalho remoto. Pensando nisso, preparei algumas dicas para você fazer calls mais objetivos e facilitar a sincronia na comunicação com o seu time.

Alinhe com seu time sobre sua disponibilidade: Isso vai facilitar a comunicação e ajudar a encontrar uma data/horário que todos possam participar de uma reunião. Compartilhe sua agenda e mantenha definição de status na ferramenta de gestão que o time utiliza.

Se prepare previamente: Use um nome claro no invite e adicione à descrição quais são os objetivos, resultados esperados, ou se tem uma preparação prévia necessária dos participantes, como a leitura de algum documento/ artigo ou apresentação para fazer. Se você não é o anfitrião da reunião, se prepare separando algum material necessário ou anotando suas dúvidas.

Tenha objetivos claros: Isso garante que a reunião seja eficiente e não dure mais que o necessário. A melhor dinâmica é eleger uma pessoa para guiar a equipe pelos tópicos que precisam ser conversados, anote os insights, decisões geradas. É importante que todos tenham acesso ao que foi documentado durante a reunião.

Organize o seu espaço de trabalho: Prepare o ambiente em que você está trabalhando com boa conexão de internet e certifique-se de que não será interrompido. Durante a reunião, coloque o seu microfone no mudo enquanto não estiver falando.

Centralize a informação e crie padrões de documentação: Um dos aspectos importantes para o alinhamento entre os times de trabalho é a documentação. Centralize pautas de reuniões, ideias, dados dos projetos em documentos compartilhados.

Agora é a sua vez, me conta o que você tem feito para tornar as reuniões remotas mais eficientes? 

* Dany Carvalho acredita que educação, tecnologia & empreendedorismo podem mudar a vida das pessoas para melhor. É por isso que desde 2010 atua em iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo tecnológico com atuação nacional. Sua trajetória profissional se confunde com a evolução do cenário digital no Brasil: já apoiou centenas de empreendedores digitais através de iniciativas como Instituto Inovação, Aceleradora Startup Farm, Programa Start-Up Brasil, Programa Microsoft BizSpark, ABStartups e Cubo Itaú. Dany Carvalho é a networker que você precisa conhecer. Está sempre conectando startups + corporates + investidores para promover novos negócios, parcerias e impulsionar a transformação digital.