A Tractian, startup de soluções para a indústria, captou R$ 2 milhões em uma rodada pré-seed. A operação teve participação do fundo de investimentos Y Combinator (que apoiou empresas como AirBNB e Rappi) e Norte Ventures.
Além dos fundos de venture capital, participaram dessa rodada executivos como Michael Lehmann, ex-CFO da Volkswagen; Parker Treacy, CEO da Cobli, Eduardo Nadelman, Partner da Stone e Flávio Szenkier e Sharon Paskin, investidores-anjo.
História da Tractian
Fundada por Igor Marinelli e Gabriel Lameirinhas, a startup ficou conhecida por criar um “band-aid inteligente” que prevê falhas em equipamentos industriais e economiza tempo e dinheiro das empresas. A cada alerta de falha que envia, são em média 84 mil reais economizados, aponta a Tractian.
“A Tractian facilita a vida dos gestores de manutenção ao eliminar rotinas de planilhas intermináveis e quebras inesperadas. Somos como um Shazam: escutamos a condição das máquinas e prevemos anomalias”, destaca o cofundador da startup, Igor Marinelli.
Atualmente, a Tractian conta com uma carteira de 30 clientes industriais (Ambev, Suzano, Embraer, Freios Master, Ciser e Shopping Morumbi, Buaiz Alimentos, Marca Ambiental, etc), 500 sensores ativos e um time de 15 colaboradores. Para 2021, Marinelli projeta chegar a 3 mil sensores ativos e, no longo prazo, estar presente em 10 mil indústrias, shoppings e outros estabelecimentos.
O que dizem os clientes
A Buaiz Alimentos, indústria responsável por marcas como Café Número Um e Farinha de Trigo Regina, conta com a tecnologia desenvolvida pela Tractian. Eduarda Buaiz, presidente da empresa, destaca a importância da transformação digital para o crescimento da organização.
“A inovação é um pilar da Buaiz Alimentos e um dos motivos que permitem que uma empresa prestes a completar 80 anos mantenha o vigor e o crescimento no mercado. Há dois meses, implantamos uma solução inovadora da Tractian que garante monitoramento de duas máquinas no moinho, em tempo real, com foco na manutenção preditiva. O dispositivo traz mais confiabilidade ao processo, agilizando a análise de informações e evitando paradas na produção, o que impacta positivamente a produtividade”.
Ela acrescenta que os investimentos da Buaiz Alimentos em tecnologia são permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a empresa no ambiente da indústria 4.0. “O uso de uma solução inovadora desenvolvida por uma startup reforça também nossa parceria com fornecedores locais e a experiência tem sido bastante positiva”, finaliza.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.