O Mercado Pago, fintech do Mercado Livre, anunciou a sua entrada no setor de seguros. A iniciativa é mais um avanço da fintech na oferta de novos produtos financeiros pela conta Mercado Pago. Nesta etapa de lançamento, serão disponibilizados seguros para celulares, em parceria exclusiva com a Pitzi, startup especializada em proteção para este segmento, e a seguradora Mapfre.

Neste primeiro momento, as opções de planos de seguro estarão disponíveis para celulares seminovos, oferecendo coberturas de proteção total, contra danos ou tela e poderão ser contratadas por qualquer usuário do Mercado Pago ou do Mercado Livre. O produto estará disponível para toda base de usuários a partir de novembro.

O objetivo da entrada da fintech neste mercado é mudar a forma como o brasileiro tem acesso, contrata e gerencia os seus seguros na atualidade. “Vamos oferecer uma experiência mais fluida, rápida e 100% digital, focada principalmente no público sem acesso aos serviços financeiros oferecidos pelas instituições tradicionais. Democratizar o acesso ao seguro também é uma forma de fomentar a educação financeira do brasileiro, para que possa cuidar de si, de sua família e do seu patrimônio”, explica Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago.

De início, os quase 20 milhões de usuários ativos do aplicativo do Mercado Pago poderão se beneficiar da nova oferta de seguros. “Para 2021, o Mercado Pago irá expandir o portfólio e o número de seguradoras parceiras já no primeiro semestre, considerando inclusive outros segmentos da economia, em total sinergia com as necessidades dos nossos usuários. Também vislumbramos expandir a oferta dentro do ecossistema Mercado Livre, permitindo que ainda mais brasileiros passem a ter acesso a seguros”, completa Tulio.

Em parceria com a Pitzi, o Mercado Pago permitirá conceder um prazo de um dia útil para envio do celular para conserto ou substituição, após gerar o sinistro. Além disso, o Mercado Pago irá informar com total transparência sobre o tipo de seguro oferecido, cobertura, bem como a forma de pagamento.

Como funciona o seguro de dano e roubo do Mercado Pago:

– Neste primeiro momento, a cobertura é válida para celulares seminovos com sistema operacional Android, até a versão 9;

– Na conta Mercado Pago, basta clicar em Meus Seguros e, em seguida, Proteger Celular;

– Em seguida, escolher a cobertura que interessa Proteção total (inclusive roubo e furto), Contra danos ou Tela;

– O valor de cada seguro é definido conforme modelo do celular;

– Depois, basta fazer um teste rápido. Uma avaliação dos botões de volume, entradas de fones, bateria e tela é feita em alguns cliques;

– Caso seja identificado algum dano, será informado para ao usuário, bem como eventuais mudança no valor da cobertura informada no início da contratação;

– Como próximo passo, pode-se escolher a forma de pagamento e contratar o seguro (cartão de crédito, e parcelar em até 12 vezes; saldo da conta Mercado Pago; boleto ou cartão de débito virtual Caixa);

– Por fim, a apólice é disponibilizada direto na conta. A gestão do sinistro pode ser feita na seção Meus Seguros, espaço onde se pode tirar dúvidas e inclusive reportar o sinistro.

Outros serviços 

No início do mês passado, o Mercado Pago e a rede credenciada Prodata Mobility Brasil anunciaram uma parceria para que os usuários do Bilhete Único em São Paulo possam pagar pelas recargas com a conta da fintech. A funcionalidade já está disponível em todos os terminais de autoatendimento (ATMs) da Prodata nas estações de metrô da capital paulista.