A Mastercard anunciou hoje que firmou contrato para adquirir a Finicity, uma provedora de acesso em tempo real a dados e insights financeiros líder na América do Norte. O preço de compra foi de US$ 825 milhões e os acionistas da Finicity poderão ganhar até US$ 160 milhões adicionais, se as metas de desempenho forem cumpridas.
A incorporação da tecnologia complementar e das equipes da Finicity fortalecem a plataforma existente de open banking da Mastercard para permitir e assegurar uma maior variedade de serviços, reforçando as parcerias de longa data da empresa e o seu compromisso com instituições financeiras e fintechs em todo o mundo.
O sistema de Open Banking oferece aos consumidores e empresas um maior controle sobre seus dados financeiros. Isso engloba determinar como e onde terceiros – como fintechs ou outros bancos – podem acessar essas informações para fornecer novos serviços, como programas de gestão financeira ou realizar pagamentos em seu nome.
Há vários anos, a Mastercard vem investindo cada vez mais nesse espaço, incluindo o lançamento, em 2019, de um conjunto de soluções abrangentes de Open Banking na Europa. A união desses esforços com as plataformas de tecnologia da Finicity, como o Quicken Loans Rocket Mortgage e o Experian Boost, tem o potencial de moldar a próxima geração de serviços bancários abertos.
“O sistema bancário aberto é uma tendência global crescente e um espaço estrategicamente importante para nós. Com a incorporação da Finicity, esperamos não apenas progredir em nossa estratégia de open banking, mas também aprimorar a forma como apoiamos e aceleramos a economia digital de hoje em vários mercados”, disse o presidente da Mastercard, Michael Miebach.
“A Finicity possui um negócio comprovado, construído em parcerias com milhares de bancos e fintechs, assim como nós. Também possui o mesmo compromisso que temos com práticas de dados centradas no consumidor, garantindo que ele tenha o poder de decisão sobre como e onde suas informações devem ser usadas. Com o uso de APIs bancárias abertas da próxima geração e de aprovações claras do consumidor, essas informações financeiras oferecem processos simplificados de empréstimos e hipotecas, além da realização rápida de pagamentos com base em contas e soluções de gestão de finanças pessoais”.
“Desde a nossa fundação, Nick Thomas e eu focamos no desenvolvimento de uma tecnologia líder do setor e na construção de uma organização que capacite consumidores e organizações a entender, gerir e usar seus dados financeiros para melhorar sua vida financeira”, disse o CEO e cofundador da Finicity, Steve Smith. “Permitir que as pessoas acessem e controlem seus dados, garantindo as melhores práticas para protegê-los, continuará impulsionando uma tremenda inovação que aumenta a educação, a inclusão e a saúde financeira. Essa parceria com a Mastercard nos ajuda a acelerar essa missão globalmente”.
Racional estratégico da aquisição
– Promove a Mastercard como um forte parceiro bancário aberto para fintechs e instituições financeiras: a tecnologia da Finicity e seus funcionários aprimorarão as soluções de Open Banking existentes na Mastercard, permitindo que se expandam na América do Norte e em outras regiões importantes. Hoje, o Open Banking da Mastercard na Europa possui conexões com mais de 1.800 instituições financeiras.
Com uma conexão direta com o ecossistema bancário, de empréstimos e de gestão de patrimônio da América do Norte, a Mastercard ampliará o alcance da Finicity para se tornar um parceiro único para atender às necessidades de pagamento, gestão de dados e Open Banking de qualquer consumidor, banco, comerciante, fintech, governo.
– Fortalece as capacidades e ofertas para consumidores e empresas: após a conclusão da transação, a tecnologia e a experiência existentes da Mastercard, unidas às novas plataformas de análise da Finicity, ajudarão a otimizar o processo de decisão de crédito tanto para consumidores como para pequenas empresas. Além disso, a integração das ferramentas de verificação do proprietário da conta da Finicity aos recursos da nova plataforma de pagamento da Mastercard proporcionará uma experiência aprimorada de ACH e pagamentos em tempo real para consumidores, comerciantes e empresas.
– Aumenta o comprometimento com práticas de dados responsáveis: a Finicity possui o mesmo compromisso da Mastercard com práticas de dados seguras e centradas no indivíduo. Os cofundadores da Finicity têm desempenhado um papel crítico no avanço da discussão das melhores práticas em vários setores, além do forte compromisso da startup de oferecer as melhores práticas existentes de gestão de dados, estabelecendo parcerias com bancos e seus clientes para garantir que seja estabelecida uma conectividade segura.
Como nas aquisições anteriores, a Mastercard espera que essa aquisição não seja diluidora de seus negócios de maneira incremental por um período maior que 24 meses. Essa diluição é impulsionada por investimentos nos negócios, incluindo sua expansão internacional, bem como pelo impacto dos custos relacionados à contabilidade da aquisição e de sua integração. A transação, com previsão para ser concluída até o final do ano, está sujeita à análise regulatória e a outras condições habituais de fechamento.