Imagine fazer planos para ir a algum lugar novo, fazer a jornada para chegar lá e chegar – apenas para ficar do lado de fora, impedido de se sentar com a família ou de não conseguir acessar o banheiro. Essa é uma experiência muito familiar para os 130 milhões de usuários de cadeira de rodas em todo o mundo e para os mais de 30 milhões de americanos que têm dificuldade em usar escadas.

Imagine, em vez disso, saber antes de ir se um destino é acessível para cadeiras de rodas, tão facilmente quanto procurar o endereço. Em reconhecimento ao Dia Mundial da Consciência da Acessibilidade, comemorado no último dia 17 de maio, o Google Maps anunciou um novo recurso.

Agora, as pessoas podem ativar o recurso “Lugares acessíveis” para exibir as informações de acessibilidade para cadeiras de rodas com mais destaque no Google Maps. Quando locais acessíveis estão ativados, um ícone de cadeira de rodas indica uma entrada acessível e o usuários pode ver se um local tem assentos, banheiros ou estacionamento acessíveis. Se confirmar que um local não tem uma entrada acessível, o Google Maps também indica a informação.

Hoje, a plataforma possui informações de acessibilidade para cadeiras de rodas para mais de 15 milhões de lugares em todo o mundo. Esse número mais que dobrou desde 2017, graças à dedicação de mais de 120 milhões de Guias Locais e outros que responderam à chamada da empresa para compartilhar informações de acessibilidade.

No total, essa comunidade contribuiu com mais de 500 milhões de atualizações de acessibilidade para cadeiras de rodas ao Google Maps. Os proprietários das lojas também ajudaram, usando o Google Meu Negócio, para adicionar informações de acessibilidade aos seus perfis comerciais, para ajudar os usuários que precisam de acesso sem escadas a encontrá-los no Google Maps e na Pesquisa.

Com esse recurso “lançamento”, é mais fácil encontrar e contribuir com informações de acessibilidade para cadeiras de rodas ao Google Maps. Isso beneficia a todos, desde aqueles que usam cadeiras de rodas e pais empurrando carrinhos até adultos mais velhos com pernas cansadas e pessoas carregando itens pesados. E neste período da covid-19, é especialmente importante saber antes de ir, para não ficar preso fora dessa farmácia, supermercado ou restaurante.

Para que as informações de acessibilidade para cadeiras de rodas sejam exibidas com mais destaque no Google Maps, é preciso atualizar o aplicativo para a versão mais recente. Para isso, o usuários devem ir em configurações, selecionar “Acessibilidade” e ativar “Lugares acessíveis”. O recurso está disponível no Android e iOS.

O Google também lançou uma atualização que permite que as pessoas que usam dispositivos iOS contribuam mais facilmente com informações de acessibilidade, juntando-se aos milhões de usuários do Android que compartilham esse tipo de informação no Maps. Este guia tem dicas para avaliar a acessibilidade, caso o usuário não tenha certeza do que conta como “acessível”.

Este lançamento é um marco na jornada da companhia para criar um mapa melhor e mais útil para todos, que inclui esforços recentes para ajudar as pessoas a encontrar lugares acessíveis, rotas de transporte público e rotas a pé. O recurso Lugares acessíveis está começando a ser implementado para usuários do Google Maps na Austrália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, com suporte para outros países a caminho.