A HostGator, multinacional de hospedagem de sites e serviços de presença online, anunciou o lançamento do Collabplay, uma plataforma de cursos online sobre tecnologia, negócios, marketing e design, voltados para quem quer empreender na internet. Todos os treinamentos são gratuitos e destinados tanto para pessoas que desejam iniciar um novo negócio quanto para quem já tem um e busca aumentar as oportunidades comerciais.

O primeiro curso disponível na plataforma – “Meu site WordPress no Ar” – é ministrado por Paulo Zarpellon, analista de conteúdo da área de Educação de Mercado da HostGator. Trata-se de um passo a passo para desenvolver um site no sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo. Uma versão do curso em espanhol também será aberta ao público nas próximas semanas. Os próximos treinamentos ensinarão como usar um criador de sites e como adotar ferramentas digitais que auxiliam os negócios. Todos oferecem certificado de conclusão.

“A plataforma de cursos Collabplay vem para atender à demanda de um público que tem boas ideias de negócios, mas precisa de conhecimento básico e ferramentas simples para colocá-las na internet. Também vamos trazer conteúdo de marketing para quem já está online e precisa aumentar tráfego e vendas”, diz Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator. Também estarão disponíveis cursos para público profissional, abordando temas avançados em tecnologia e programação.

“O conteúdo gratuito vai beneficiar muitas pessoas, que agora terão uma fonte de informação para auxiliá-las nos primeiros passos do empreendedorismo digital”, conta Robledo Ribeiro, fundador da HostGator no Brasil.

Além da plataforma em que os cursos podem ser feitos, o Collabplay inclui ainda um canal no YouTube, em que a rede de influenciadores digitais parceiros da HostGator entrará em ação. Criadores de conteúdo como Diolinux, Código Fonte, Amarelo Criativo, Brainstorm Tutoriais, E-commerce na Prática e Tati Uribe (Colômbia) publicarão lá vídeos exclusivos e também treinamentos rápidos em habilidades específicas.