O Nubank anunciou uma novidade importante para seus clientes. Os usuários da conta agora poderão receber a restituição do Imposto de Renda diretamente pela fintech.

A partir desta segunda-feira (2), a conta do Nubank já pode ser cadastrada pelos clientes como a conta onde será depositada a restituição referente ao Imposto de Renda 2020 – que considera os gastos e receitas de 2019. Todo valor depositado rende automaticamente a 100% do CDI e tem liquidez diária. A única exigência da Receita Federal para o cadastro é que o CPF utilizado na declaração do IR seja o mesmo do titular da conta.

Seguindo tais normas, a restituição (que começa a ser depositada a partir de maio, de acordo com o calendário da Receita Federal) cai diretamente na conta da fintech e pode ser utilizada para transações, como pagar contas, fazer transferências ilimitadas e gratuitas para contas do Nubank ou de outros bancos. A devolução também servirá para poupar dinheiro, por meio da função Guardar Dinheiro, entre outras vantagens. Com 17 milhões de clientes em todo o Brasil, a conta do Nubank é hoje a maior do mundo fora da Ásia.

Como receber a restituição do IR na conta do Nubank

O processo para cadastrar a conta do Nubank no programa gerador da declaração do Imposto de Renda é bem simples. Primeiro, você precisa acessar o site da Receita Federal para completar a declaração de IR, disponível neste link. Ao finalizar o processo, siga os passos:

  • Vá na opção Resumo da Declaração no menu posicionado no lado esquerdo da tela;
  • Em seguida, clique em Cálculo do Imposto. Nesse momento, o cliente verá se possui ou não valores a serem restituídos. Se optar pela declaração simples do Imposto de Renda, o cálculo é feito automaticamente durante o preenchimento da declaração;
  • Se houver algum valor a ser restituído, é preciso preencher a seção “Informações Bancárias“;
  • No campo Banco, selecionar a opção “260 – Nu Pagamentos S.A.” – este é o código que identifica o Nubank;
  • Em Agência, informar somente o número 1;
  • Por fim, no campo “Conta para crédito”, é preciso informar o número de sua conta do Nubank. E no campo “DV” digitar o dígito. Por exemplo: se o número da sua conta do Nubank for “1234567-8”, você deverá informar “1234567” no campo “Conta para crédito” e somente “8” no campo “DV”.

Pessoa jurídica

Usuários da conta PJ do Nubank, que está sendo liberada gradativamente para clientes Nubank que são sócios únicos de suas empresas desde a metade do ano passado, também já podem receber a restituição de seus impostos por meio da fintech a partir de agora.

A conta PJ do Nubank tem funcionalidades similares às oferecidas hoje pela conta digital para pessoa física, como transferência ilimitadas e gratuitas, pagamento de boletos e depósitos via boleto, além da possibilidade de ter o controle de todas as movimentações da conta via aplicativo, em tempo real. Uma novidade recente é a possibilidade de gerar o extrato da conta em formatos PDF ou OFX diretamente pelo aplicativo.