Depois de crescer 256% em faturamento em 2021, ano em que viu seu número de clientes dobrar, a Yungas vai investir R$2 milhões em produto até dezembro, com a meta de se consolidar como a plataforma de comunicação e gestão número um entre as grandes redes de franquias. Parte do valor vem do montante recebido do Grupo SMZTO, que no último mês de dezembro anunciou um aporte estratégico, cujo os valores não foram divulgados, na empresa catarinense; e deve ser usado para investimento em tecnologia, ferramentas, pesquisa e desenvolvimento, e também na contratação de novos colaboradores.
Entre as melhorias que a Yungas pretende implementar com o investimento, estão o desenvolvimento do módulo de treinamento, previsto para o primeiro semestre; o aperfeiçoamento do módulo de health score; upgrades no módulo de checklist; evoluções no módulo de compras (marketplace); e desenvolvimentos direcionados para projetos específicos de algumas das maiores redes de franquias do Brasil.
A Yungas fornece uma plataforma que organiza a comunicação e a gestão padronizada entre franquias e franqueados, com um sistema baseado na metodologia de customer success. A tecnologia centraliza diversos processos em uma mesma solução: informes gerais, demandas internas, ocorrências. A plataforma é uma rede de comunicação protegida, que facilita ver quem visualizou ou não as mensagens, dispensa o uso de sistemas sem integração entre si, evita retrabalho e perda de informações, e aumenta a assertividade na tomada de decisões quanto às franquias.
A plataforma também disponibiliza e explora dados e indicadores estratégicos, gerando um índice de saúde da rede. Com isso, a franqueadora tem à disposição um sistema que identifica unidades em risco ou com oportunidade de expansão, baseado em indicadores de faturamento, satisfação, padronização e engajamento.
“A Yungas é a única empresa do mercado que vende projetos orientados a grandes grupos de franquias: isso envolve produto, processos e especialistas”, destaca Guilherme Reitz, CEO e co-fundador da Yungas, sobre o diferencial da empresa. “A plataforma é completamente modelada para atender especificidades de redes com centenas ou milhares de franquias; com funcionalidades de multibandeira, multimarcas, BI [business intelligence] para programas de excelência, pesquisas de NPS [net promoter score], controle de DREs [Demonstração do Resultado do Exercício], estrutura robusta de níveis de permissionamento, e adequada à LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais] para atender a proteção de dados. Além disso, a Yungas é a única empresa do mercado a adotar uma metodologia específica para evoluir a forma como as redes fazem a gestão e o relacionamento com seus franqueados.”
Fundada em 2018, a empresa já atende mais de quatro mil franquias em todo o Brasil – entre elas, Stone, Instituto Embelleze, New Era Cap, Escola Guga Tênis, Johnny Rockets, Delivery Much e Terça da Serra. No ano passado, a Yungas ampliou sua presença entre as redes dedicadas aos nichos de saúde, beleza e bem-estar (com marcas como Oraldents, Hamonir, Amo Saúde, Peça Rara e Maria Dolores), segmentos de franquias que mais cresceram no período.
“Não há como manter a comunicação de grandes redes sem um sistema específico para isso”, comenta Marcos Salles, COO da Yungas e co-fundador da empresa. “A comunicação precisa ser feita por meio de um sistema privado, com senha, com dados protegidos. A ideia da Yungas é dar o controle, cada vez mais, para a rede, sem ficar refém de aplicativos pessoais – mas também sem perder a facilidade e praticidade de uso.”
Trajetória de crescimento
O investimento de R$2 milhões é parte da estratégia da Yungas para mais que dobrar a base de clientes em 2022: a retail tech pretende chegar a dez mil franquias atendidas até o final do ano. Para 2023, a meta é atingir pelo menos 30 mil franquias.
Acompanhando as projeções de crescimento, o número de funcionários da Yungas passou de 9 para 22 nos últimos cinco meses, e vai continuar aumentando: a previsão é que o time conte com entre 35 e 40 colaboradores até o final de 2022. Atualmente, há vagas abertas para desenvolvedores pleno e sênior; para fullstacks, backend e frontend. Há também vagas imediatas para as posições de analista de marketing pleno e executivo comercial sênior. Neste mês, a retail tech inaugura um novo escritório para receber essa equipe maior.
*Foto em destaque: Marcos Salles, COO da Yungas e Guilherme Reitz, CEO da Yungas.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.