A Yield Guild Games (YGG), uma guilda de jogos descentralizada de jogadores e investidores que geram rendimento de jogos baseados em NFT, recebeu um investimento de US$ 4,6 milhões, liderado pelo fundo de venture capital Andreessen Horowitz (a16z). A rodada que foi finalizada antes da venda do token YGG, em 27 de julho, e foi acompanhada por Kingsway Capital, Infinity Ventures Crypto, Atelier Ventures e o empresário de jogos Gabriel Leydon.
O aporte será usado para dar continuidade aos investimentos da YGG em ativos digitais em jogos e mundos virtuais em todo o ecossistema Play-to-Earn, enquanto expande sua comunidade global de mais de 48 mil jogadores. Como fornecedora de bolsas de estudo (scholarships) para o jogo Axie Infinity (no modelo de “escolinhas”), a base de jogadores da YGG pode emprestar seus ativos de geração de rendimento no jogo sob um modelo de compartilhamento de receita, para que eles possam começar a ganhar uma renda jogando jogos NFT sem ter que investir nenhum dinheiro adiantado. Até o momento, o YGG tem 4.700 bolsistas no jogo Axie Infinity – dos quais, 255 no Brasil – que ganharam mais de 43 milhões de SLP (US$ 8,6 milhões).
“A interseção de criptomoedas e jogos é uma das áreas mais interessantes da tecnologia hoje”, disse Arianna Simpson, General Partner da Andreessen Horowitz. “A YGG está no centro do Play-to-Earn, um novo modelo que marca uma evolução significativa nas economias dos jogos, onde mais do valor é retido pelos jogadores e pela comunidade, ao invés das plataformas de jogos. Graças à visão e dedicação da equipe YGG, essa mudança de paradigma está crescendo rapidamente – mas achamos que estamos apenas começando a vislumbrar o que é possível neste reino. Estamos entusiasmados com a parceria com a YGG para apoiar a comunidade e ajudar a acelerar a adoção de jogos neste modelo Play-to-Earn”, explica.
Com os cofundadores Gabby Dizon e Beryl Li, esta é a primeira vez que a16z investiu em uma startup liderada por filipinos. Dizon traz mais de duas décadas de experiência na indústria de jogos, enquanto a empresária de fintech Li fazia parte da equipe fundadora da Philippine crypto exchange Coins.ph, adquirida pela GoJek em 2018. Um terceiro cofundador, Owl of Moistness, é um desenvolvedor de contratos inteligentes com experiência na construção dos algoritmos de reprodução de Axie Infinity e bots para integrar NFTs no Discord.
“A a16z oferece um valor incrível para ajudar os empreendedores a alcançar sua visão e Beryl e eu temos a honra de ser os primeiros fundadores filipinos a receber seu apoio incondicional”, disse Gabby Dizon, cofundador da YGG. “Mais importante ainda, a16z provou não ser afetada pelos altos e baixos dos ciclos cripto, em vez de manter uma visão de longo prazo para focar em tecnologia e inovação, que é o que precisamos em um parceiro para nos ajudar a dimensionar a narrativa e o impacto do Play-to-Earn”, completa.
Foto em destaque: Gabby Dizon, cofundador da YGG.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.