A Worc, startup que quer revolucionar o modelo de contratações operacionais para o mercado de trabalho no setor de foodservice por meio da inovação e da tecnologia, recebeu um aporte liderado pelo Honey Island Capital e com coinvestimento da GVAngels, Bossa Nova e Renato Freitas (fundador da 99 e da Yellow).
A rodada seed de investimento, que não teve valores divulgados, será fundamental para a startup se consolidar no mercado paulista, expandir território de atuação a nível nacional e auxiliar o Brasil na retomada do covid-19, com a geração de oportunidades, empregos e renda no setor de foodservice, que movimenta R$185 bilhões anualmente no país.
“Nosso objetivo é impactar mais de 70 mil pessoas e 1.000 estabelecimentos no setor de foodservice com este aporte nos próximos meses. Nós fornecemos um dos bens mais antigos da humanidade: o trabalho. No entanto, hoje, a tecnologia é essencial para que consigamos empregar em massa a população que perdeu seus empregos durante a pandemia. Nossos investidores enxergaram muito valor em nosso modelo de negócio e agora queremos alcançar mais profissionais e estabelecimentos e impactar todo o setor de foodservice” explica Alex Apter, CEO da Worc.
A Worc é a primeira startup do ecossistema da FGV a passar pela trilha completa de empreendedorismo da Fundação. A Worc foi criada na Liga de Empreendedorismo da instituição em 2018, acelerada pela FGV Ventures e agora investida pelo grupo de investidores anjo formado por ex-alunos da FGV, o GVAngels. A startup também recebeu consultoria jurídica no âmbito da disciplina de Direito das Startups ministrada na escola de Direito da FGV-SP, em 2020.
“Escolhemos investir na Worc, pois ela reúne um conjunto de características importantes para alcançar o desenvolvimento e crescimento que esperamos: um time qualificado, com conhecimento do mercado e que pensa grande, ajuda a resolver um problema enorme tanto do lado do cliente quanto do lado dos candidatos e com avenidas de crescimento relevantes, tem um bom produto com diferenciais perante a concorrência, além de ter demonstrado resiliência em um momento delicado como o da pandemia, período em que conseguiu crescer em ambos os lados (B2B e B2C). Somado a isso, a Worc tem atuado junto à algumas comunidades mais carentes, o que gera um impacto social ainda maior”, destaca Vinícius Alves, investidor anjo e membro do GVAngels.
A Honey Island é um veículo de investimento criado pelos fundadores do EBANX para investir em empresas de tecnologia early-stage, e atua no estágio de investimento seed. Com um seleto time de especialistas e um portfólio composto por 13 startups investidas, espalhadas por São Paulo, Paraná e Santa Catarina, identificou um promissor futuro na Worc e decidiu apostar na startup, especialmente pela sua característica, de ser uma plataforma de emprego que entendem a necessidade dos clientes processo de recrutamento e cruza as informações com assertividade.
“Acreditamos que a Worc está resolvendo uma dor muito relevante de mercado tanto para os gestores de restaurantes quanto para a força de trabalho do setor. O fato de terem criado uma solução focada no mercado de foodservice faz com que entendam tudo sobre a dinâmica desse perfil de cliente, suas necessidades e consigam criar uma solução completa para o segmento, que chamamos de deep job platform, explica Mariana Foresti, sócia gestora da Honey Island Capital.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e projeções da Food Consulting, o setor vai passar de uma queda de 32% em 2020 para uma alta de 22% a 25% em 2021.
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