Criado com o objetivo de ser um aplicativo de mensagens, o WhatsApp se provou como maior nessa classificação. Segundo dados da Opinion Box, ele está presente em cerca de 99% celulares do Brasil, e se consagrou um dos principais canais de comunicação do país. Hoje, além das suas funções básicas do próprio aplicativo, já é possível realizar ainda mais ações focando em vendas e atendimentos.
Depois de se estabelecer como o gigante da comunicação, o WhatsApp passou a ser inserido em rotinas de trabalhos como ferramenta de vendas e comunicação. A criação do seu modelo Business elevou as possibilidades permitidas pela plataforma, que agora permite até que os usuários realizem pagamentos e recebam valores por seu aplicativo.
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Hoje, o WhatsApp funciona como uma ferramenta completa para PMEs que buscam economizar e adotar um meio de comunicação que aumenta as possibilidades permitidas. Além de ser integrado a outras redes sociais, como o Instagram, que pode funcionar como um catálogo de lojas.
Confira ferramentas gratuitas do WhatsApp para incluir em seu negócio:
1- Agendamento de mensagens
Já pensou em escrever uma mensagem e não ter a necessidade de enviá-la no mesmo momento e, ainda assim, poder agendá-la para não esquecer? Essa é uma das funções que já são realidade para o aplicativo. Comandada pela uma extensão do Google Chrome, a Blueticks, começa a ser expandida pelo Brasil.
“Esta tecnologia facilita o controle das atividades e do gerenciamento de equipes e tarefas diárias, acompanhamento de colaboradores, organização de calendário e avisos diários, facilitando a rotina tanto dos times internos quanto a comunicação com os consumidores”, reforça Flavia Cukier, gerente de marketing global da Blueticks.
2- Disparo de campanhas
Com a mesma extensão, já é possível disparar campanhas de marketing, que podem ajudar os empreendedores a aumentar as vendas de seu negócio por meio de mensagens e ofertas personalizadas para os seus clientes.
3- Gerenciamento de tarefas
Uma forma de aumentar a produtividade do negócio é com um bom gerenciamento das atividades, com o apoio de softwares. Por meio deles, organiza-se o tempo de cada colaborador e o seu desempenho é acompanhado, da mesma forma em que se pode analisar o que precisa ser melhorado e o que está tendo um bom funcionamento.
Por meio dessa tecnologia, as equipes contam um controle de atividades, gerenciamento de tarefas diárias, organização de calendário e avisos personalizados. Além disso, ele também é um aliado do marketing, tendo a possibilidade de criar campanhas e disparo de mensagens para os clientes.
4- Pagamentos e recebimentos dentro da plataforma
Já autorizado pelo Banco Central, o WhatsApp incluiu em sua plataforma a funcionalidade de pagar e receber por serviços, a ferramenta já é integrada com bancos brasileiros, o que facilita a transferência da quantia. A transferência funciona como uma TED, tendo taxas adicionais cobradas, a depender da transferência.
5- Catálogo de vendas direto no atendimento
Caminhando a cada dia para ter um e-commerce totalmente integrado, o WhatsApp já inclui catálogos inseridos no perfil do vendedor, os usuários podem conferir as peças disponíveis e conversar sobre os modelos com a própria loja, além de poder fazer o pagamento na mesma conversa. A funcionalidade também está presente no Instagram, e pode funcionar em conjunto para o lojista.
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