Mercado aquecido e voraz por novas soluções, o setor da saúde tem atraído grandes investimentos nos últimos anos. Levantamento da Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil mostra que o número de healthtechs cresceu 16,11% entre 2019 e 2022 no Brasil. E é em busca de healthtechs que o Vibee, hub de inovação da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), está com inscrições abertas para o Batch #5, o seu quinto ciclo de aceleração em menos de três anos.
“O Vibee é o ambiente ideal para quem está buscando um programa de aceleração personalizado, no qual os desafios e oportunidades de cada negócio são tratados de forma individual. Isso significa que tanto as startups em fase inicial quanto aquelas em estágios mais avançados podem participar do programa e recebem uma trilha de desenvolvimento única”, salienta Rafael Zanatta, Head do Vibee.
Em atividade desde 2020, em momento crítico da pandemia, o Vibee evoluiu junto com as 48 startups que já completaram ciclos de aceleração no hub. Assim como uma startup, lapidou sua metodologia na prática, testando e pivotando, sem medo de errar. Por isso oferece um programa transformador e eficiente para suas startups.
“Buscamos criar um ambiente seguro para que os empreendedores possam ser 100% transparentes sobre seus desafios e oportunidades. E a partir disso conseguimos apontar eventuais correções e questionar a forma como a startup vem conduzindo seu trabalho. Fazemos isso com todos, iniciantes ou mais avançados, de forma individual e transparente. Oferecemos mentorias customizadas para as necessidades de cada um, respondendo diretamente à dor dos empreendedores”, complementa Rafael.
Startups conhecidas do mercado nacional como Carefy, aFarma, CorSync, Cíngulo, Klivo e Dr.Tis participaram dos primeiros ciclos de aceleração.
As inscrições para o Batch #5 do Vibee Unimed estão abertas até o dia 24 de março. As informações completas estão no site do hub.
Experiência aprovada
Startup acelerada no Batch #4, a Cíngulo, que desenvolve um aplicativo de terapia digital criado para ajudar pessoas com problemas emocionais a um baixo custo e com total privacidade, aprovou a experiência.
“Percebemos que o Vibee e a Unimed VTRP estão buscando fazer inovação de verdade. Vai ser complicado achar outra aceleradora, porque vemos que tem muito mais do mesmo no mercado”, pontua Gustavo de Lima Ottoni, cofundador e Co-CEO da Cíngulo.
“Evoluímos muito. O grande diferencial para a Cíngulo foi a mentoria individual. E foram diversas oportunidades. É um ambiente seguro, onde a gente fala o que precisa e ouve o feedback real também. Não é uma mentoria vazia, ela funciona e traz desenvolvimento para todos. Pós-pandemia, não participei de nenhum programa que tenha feito sentido. Exceto o Vibee. Vencemos o desafio do remoto, e trouxe muito valor. De longe, superou muito as expectativas”, complementa Gustavo.
Categorias do Vibee
O Vibee olha para o mercado de saúde como um todo e por isso divide as startups aceleradas em duas categorias principais:
Vibee Start: ideal para as startups em fase inicial, que ainda não têm muita certeza da viabilidade ou market fit de um produto ou serviço. Para quem está em processo de validação ou desenvolvimento de MVP, sem a necessidade de clientes pagantes e com equipe trabalhando em part-time.
Vibee Go: contempla as startups que estão em fase de crescimento, com MVP em operação, pelo menos um cliente pagante e com pelo menos 1 dos sócios trabalhando full time no negócio.
7 diferenciais do Vibee para a sua startup
• Diagnóstico, feito por especialistas e gestores, para apontar suas reais necessidades;
• Metodologia própria e que se adapta ao que cada healthtech precisa;
• Mentorias customizadas e transparentes;
• Conexões com o sistema Unimed e outros players relevantes da área;
• Aproximação com fundos de investimento;
• Eventos que geram visibilidade e oportunidades de negócios,
• Tudo isso de forma gratuita e em uma jornada objetiva de 5 meses.
Para saber mais e se inscrever acesse o site do hub.