A Via anunciou investimentos em startups do Retail Scale, programa de aceleração para startups do varejo criado pela Darwin Startups e Distrito em parceria com Cia. Hering e Via.
A iniciativa é um dos reflexos da acelerada transformação digital que o varejo está vivendo, resultado do impacto provocado principalmente pela pandemia no setor, que colocou as retailtechs em evidência no mercado. De acordo com o Inside Retailtech Report, realizado pelo Distrito – plataforma de transformação digital, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 bilhões de investimentos em 2021 – 263% de incremento na comparação com o ano anterior.
O programa de aceleração, além do investimento, oferece para as startups a metodologia de aceleração Darwin focada em vendas, gestão de pessoas e governança voltadas ao desenvolvimento do negócio e todo aporte de ecossistema e as ferramentas de inovação aberta da plataforma do Distrito . Tudo isto unido a parceiros corporativos de referência do segmento, que apoiam as startups e geram conexões e oportunidades de mercado.
“Acreditamos que este programa enriquece o processo da Via. Além dos resultados perseguidos pelos cinco projetos de viabilidade testados com as startups escolhidas, existe a possibilidade de êxito delas como investimentos de perfil venture. A aplicação dos aprendizados vai muito além da aceleração, é transformacional”, diz Helisson Lemos, Chief Innovation Officer e Marketplace na Via.
As seis startups selecionadas, que receberam um total de R$ 1,5 milhão de investimento, atuam com diferentes frentes, explorando oportunidades variadas de inovação no varejo. Para Adalberto Generoso, CEO da acelerada Yapoli, a experiência é transformadora já que “o programa oferece suporte através de mentorias qualificadas e acompanhamento psicológico, conexões entre as startups participantes do programa e networking promovido fora do programa. Especificamente eu, tenho a oportunidade de ser provocado e questionado sobre o modelo e visão do negócio de forma constante pelos executivos qualificados e experientes da Distrito e da Darwin que acompanham o mercado e trazem as melhores práticas para dentro de casa.”
Para Alexandre PI, CEO da Idid, “O Retail Scale está sendo fantástico pois nos ajudou a criar uma ampla rede de relacionamentos no setor, resultado do convívio diário com centenas de profissionais da área. Isso obviamente nos permitiu divulgar nossa tecnologia a potenciais clientes, alguns dos quais já se comprometeram a pilotar nossa solução, além de chamar a atenção de diversos investidores com quem já iniciamos negociações”.
Os principais frutos do programa devem ser conhecidos em breve com a oficialização de parcerias, construção dos projetos com as corporações e das oportunidades de negócios geradas a partir do programa de aceleração.
Conheça as startups que receberam investimento:
IDid Tecnologia – Tecnologia que emula, no mundo do e-commerce, a mesma transação de “cartão presente” com chip EMV e terminais de pagamento existentes no mundo físico, aumentando o nível de aprovação de pagamentos, e reduzindo o índice de fraudes, aos mesmos patamares do mundo físico.
Yapoli – Plataforma inteligente de governança corporativa, gestão, automação e distribuição de conteúdos digitais para as maiores corporações do mundo escalarem a comunicação, projetos digitais e de inovação.
Hubii – “Marketplace-enabler”; conectando varejistas como hubs logísticos (sellers) à operações corporate de e-commerce.
Já Vendeu – Criada para revolucionar a forma de vender produtos usados. A empresa busca a mercadoria na casa da pessoa ou empresa, fotografa, precifica, vende, entrega ao comprador e paga ao vendedor. Além de promover a desburocratização do processo de vendas, a solução promove a sustentabilidade. A empresa inaugurou, em 2021, seu primeiro centro de distribuição na cidade de São Paulo.
Manfing – Aplicação de Inteligência Artificial no histórico de consumo dos clientes, identificando quem são eles, a sua probabilidade de retorno, os produtos que mais compram e o mix de produtos adicionais que podem ser oferecidos no melhor momento.
Me Veste Brasil – Projeto relacionado a economia criativa com foco na moda circular e na sustentabilidade por meio de uma rede de compartilhamento entre consumidores. Os clientes podem cadastrar roupas e acessórios para rentabilizar por meio do aluguel ou venda dos produtos.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.