O Vaticano criou seu próprio guia de ética e princípios para orientar o uso de inteligência artificiai. As diretrizes são resultado de uma parceria entre o Papa e o Markkula Center for Applied Ethics da Universidade de Santa Clara.
Juntos, eles formaram uma nova organização chamada Instituto de Tecnologia, Ética e Cultura (ITEC). O primeiro projeto do ITEC é um manual intitulado “Ethics in the Age of Disruptive Technologies: An Operational Roadmap”, destinado a guiar a indústria de tecnologia para uma ética do uso da IA, aprendizado de máquina, criptografia, rastreamento e muito mais.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
“O Papa sempre teve uma visão ampla do mundo e da humanidade e acredita que a tecnologia é uma coisa boa. Mas, à medida que o desenvolvemos, chega a hora de fazer perguntas mais profundas”, disse o padre Brendan ao Gizmodo em uma entrevista. “Executivos de tecnologia de todo o Vale do Silício vêm me procurar há anos e dizer: ‘Você precisa nos ajudar, há muitas coisas no horizonte e não estamos prontos.’ A ideia era usar o poder de convocação do Vaticano para reunir executivos do mundo inteiro.”
O manual do Vaticano, disponível para download no site da universidade, conta com sete princípios orientadores e 46 princípios de especificação. Entre eles, está o princípio “Respeito pela dignidade e direitos humanos”, que foca em “privacidade e confidencialidade”, pedindo que não sejam coletados mais dados do que o necessário.
A ideia é ajudar as pessoas em todas as etapas, desde a programação em diante. “Tentamos escrever na linguagem dos negócios e engenheiros para que as reservas sejam realmente usadas e sejam semelhantes a coisas e padrões que já viram antes”, explicou Ann Skeet, coautora do livro.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.