* Por Yago Almeida
Há cerca de um ano, fomos surpreendidos por uma avalanche de mudanças comportamentais, sociais e empresariais, forçadas por uma pandemia global, que ainda continua forte em todo o Brasil. E, em meio a tanta tristeza pela perda massiva de pessoas, vemos o e-commerce criando proporções que talvez ainda não teria atingido em condições normais.
É claro que não devemos ver a pandemia como algo bom, o ideal seria não ter que passar por tanto sofrimento. Mas, também não podemos deixar de enxergar as oportunidades que ajudam a consolidar os nossos negócios em meio a esse caos.
Desde o início da quarentena, muitas empresas tiveram que migrar para o ambiente digital, na tentativa de manter as suas vendas. Consequentemente, muitos serviços foram otimizados, como os métodos de pagamento instantâneo (PIX), as plataformas de vendas online e os serviços de entrega a domicílio, o que está beneficiando tanto empresas quanto consumidores.
Além disso, o comportamento de muitos clientes, que antes eram temerosos com relação às compras online, mudou. Devido a isso, fazer compras em mercados, farmácias, lojas de roupa e até mesmo de carros, pela internet, é algo cada vez mais comum.
Isso aconteceu por causa do isolamento social, que de certa forma, fez com que os consumidores percebessem a comodidade de receber tudo o que precisam, sem ter que enfrentar filas ou sair de suas casas, se adaptando a uma nova realidade. Realidade essa, que mesmo após tudo “voltar ao normal” ainda continuará existindo, pela praticidade que oferece.
Então, para nós, que somos empresários, resta o desafio de estar cada vez mais presentes no ambiente digital, oferecendo produtos e serviços que possam ser comprados ou contratados de forma totalmente online e usando as inovações tecnológicas a nosso favor.
Ou seja, devemos fazer parte, a cada dia mais, dessa revolução do e-commerce!
Falando sobre a minha experiência na Olho no Carro, levando em consideração que nós já estávamos presentes no ambiente online, o nosso foco foi o aprimoramento e a criação de novos produtos. Tivemos um aumento nos nossos acessos a partir dos primeiros 3 meses de pandemia e notamos que nós já estávamos preparados para receber as novas pessoas interessadas pelos nossos produtos.
Provavelmente isso tem uma relação direta com o fato de que o mercado de carros usados teve um crescimento significativo em 2020, motivado pelas pessoas que, na tentativa de evitar o uso dos transportes públicos, optaram por comprar um carro para se locomover com mais segurança. O que teve um impacto direto na receita das revendedoras, concessionárias, empresas que prestam serviços de revisão de veículos e consultas veiculares, como é o nosso caso.
O que eu quero dizer com isso é que, mesmo nos piores momentos, há oportunidades e que nós devemos estar atentos a elas. Precisamos entender que sair da nossa zona de conforto e investir em novas formas de negócio é o que vai nos ajudar a seguir em frente e que, em tempos de crise, devemos mostrar que somos líderes e não apenas chefes.
É necessário atribuir um propósito à nossa equipe, evidenciando o valor que cada colaborador tem para a empresa, evitar reuniões para falar sobre questões negativas e desmotivadoras, unir a equipe e apresentar estratégias que ajudem a empresa a sair das situações desfavoráveis. Em resumo, em tempos desafiadores como esse, você deve ser o comandante que guia o seu barco e não um problema que ajuda a afundá-lo.
Yago Almeida é o Diretor de Novos Produtos da Olho no Carro, startup que oferece consultas de histórico veicular e ajuda milhares de brasileiros na compra de veículos usados e seminovos. A proposta que o Yago traz, é oferecer aos consumidores total autonomia e maior segurança nas negociações de veículos. Por meio de uma interface cada vez mais intuitiva e fácil, e pelas tecnologias trazidas nas consultas, os consumidores podem ter acesso a informações completas da situação do carro que pretendem comprar e evitar problemas e prejuízos financeiros.