O esforço dos brasileiros para conter o avanço da covid-19 no país afeta, entre outros, aqueles que usam o app da Uber para ganhar dinheiro. Sejam os que ainda estão na rua, movimentando o que mais importa em mais de 500 cidades, ou aqueles que precisam ficar em casa, a dificuldade é para todos.
É por isso que, até o próximo dia 6 de maio, toda vez que um passageiro decidir dar um agradecimento extra em dinheiro a um motorista parceiro, a Uber vai ajudar com o mesmo valor. Aqueles que quiserem participar não precisam sair de casa. Vai ser possível dar gratificações por viagens realizadas até 90 dias atrás.
Para participar, é simples:
– Abra o app da Uber;
– Abra o menu, no canto superior esquerdo;
– Clique em Suas viagens;
– Escolha a viagem que quiser;
– Clique em Dar um Extra.
Caso o usuário tenha de sair de casa, continua podendo dar um valor extra assim que a viagem terminar. O app da Uber oferece três opções, mas se o passageiro quiser, pode escolher por um valor personalizado.
A promoção é válida para todos os produtos da Uber disponíveis, à exceção do Uber Eats. Ela não se aplica, porém, a viagens pagas em dinheiro. Vale lembrar que toda a quantia extra dada ao motorista parceiro é repassada diretamente, sem cobrança de taxa, e que a Uber vai dar a sua contribuição em forma de desconto na taxa de serviço.
Essa é uma das iniciativas que compõem um outro pacote anunciado, que inclui ainda uma nova solução de entregas para micro e pequenas empresas, apoio à pesquisa médica e também apoio à doação de sangue em mais de cinco cidades.
Apoio a pesquisa
Em parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, a Uber oferece a partir de hoje viagens totalmente gratuitas para pessoas curadas de coronavírus que queiram doar sangue para pesquisa com plasma sanguíneo de combate ao vírus. Cada bolsa de plasma contendo anticorpos contra o vírus pode ser usada para até três pacientes infectados que estejam em estado grave. O Hemorio desenvolve a pesquisa em parceria com os hospitais que estão tratando pacientes graves com coronavírus.
Para participar da iniciativa, a pessoa deve estar no Rio de Janeiro, ter sido curada da covid-19 há pelo menos 14 dias e estar bem de saúde. Para fazer a doação, basta agendar um dia e um horário com o Hemorio pelo telefone 0800 282 0708. Após o agendamento, o Hemorio fornecerá ao doador um código para que ele vá e volte do hemocentro de Uber. A ação terá duração de um mês e acontece até o dia 22 de maio.
Doação de sangue
Também nesta quarta-feira a campanha de apoio à doação de sangue foi expandida para mais cidades. Agora, doadores de Manaus, Belém, Natal, Vitória e Florianópolis também terão a viagem custeada pela Uber para se deslocarem até os bancos de sangue. Com isso, já são 13 cidades beneficiadas pela iniciativa. A orientação do Ministério da Saúde é que as doações de sangue devem continuar acontecendo durante a pandemia.
A primeira fase do apoio aos bancos de sangue começou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina. Na segunda fase, foram beneficiados os bancos de sangue de Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Maringá. Cada cidade definiu os melhores e mais urgentes locais para receber as doações, observando a situação emergencial de cada estoque.
A medida faz parte do compromisso anunciado pelo CEO da Uber , Dara Khosrowshahi, de fornecer em todo o mundo 10 milhões de viagens e entregas de alimentos gratuitas para profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos e pessoas em necessidade durante a pandemia.
O novo Uber Direct
Empresas que utilizam o Uber para Empresas terão à disposição o Uber Direct , serviço que permite acionar motoristas parceiros para entregar produtos a seus clientes. As primeiras entregas do Uber Direct ocorreram no sábado (18), quando o KFC iniciou uma ação, apoiada pela Uber, que irá distribuir 60 mil refeições para profissionais de unidades de saúde da rede pública de São Paulo até julho.
Para ajudar a proteger entregadores parceiros, a Uber também enviou mensagens aos usuários do Uber Eats para a entrega de pedidos sem contato direto, ou seja, o usuário agora pode deixar uma instrução no app para pedir ao entregador que deixe o pedido na porta.