* Por Thaiana Morais
O ano de 2020 foi um verdadeiro divisor de águas para os negócios imobiliários brasileiros. Muitas mudanças foram aceleradas por conta da pandemia. Essas modificações alteraram (e muito) os processos internos das empresas, perfil de clientes e até estratégias adotadas para angariar mais negócios.
Mas, apesar da crise econômica mundial, as expectativas são altas para o setor nos próximos meses.
O Brasil passa por um período histórico muito favorável para o crescimento dos investimentos imobiliários, já que as taxas de juros nunca foram tão baixas. Por exemplo, o Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a Selic (a taxa básica da economia) em 2% ao ano.
Com isso, a taxa se manteve no piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.
Além disso, toda a dinâmica imposta pelo isolamento social alterou o modo como as pessoas no geral enxergam o espaço de suas casas. Passando a valores e cuidar dos ambientes em que passam a maior parte do dia a partir de agora. Essa é uma grande tendência para 2020.
Pessoas mais comprometidas e dedicadas com os seus lares. Principalmente, com a adesão cada vez maior ao home-office, que obrigou as famílias a repensarem o espaço doméstico para comportar também o trabalho remoto.
Em relação aos processos dos negócios imobiliários, as imobiliárias mais bem-sucedidas apostaram rapidamente na tecnologia, em novas plataformas e na desburocratização de seus processos para se destacar entre suas concorrentes durante o período.
Esse novo cenário fez com que toda a estrutura de marketing fosse alterada, desde a geração de oportunidades (leads) até o fechamento do contrato. Como em toda transição, porém, as empresas precisam de tempo para se acostumar a essa nova realidade. Aos poucos, processos comerciais, de atendimento e demais serviços estão sendo implantados e esse cenário parece que vai apenas se fortalecer em 2021.
Para acompanhar essa tendência de digitalização, as imobiliárias que desejam ir além em seus negócios imobiliários devem pensar em oferecer portais ou plataformas que sejam capazes tanto de realizar gestão interna quanto auxiliar no atendimento de clientes
Nós já assistimos a muitas mudanças em 2020 em nosso setor e, o ano de 2021, promete ser uma grande oportunidade para refletirmos sobre seus impactos e aplicarmos em nosso trabalho da melhor maneira.
Thaiana Morais, corretora de imóveis com 10 anos de experiência no mercado imobiliário, liderando ranking de vendas por 5 anos consecutivos, líder de equipes de vendas e atualmente co-fundadora da startup membro do Cubo Itaú Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores.