Thayane Belchior, CEO da Trêsbê D.E.L.A.S, conta que ela e Dani Bezerra, COO da startup, se conheceram em 2016 durante um evento de tecnologia e inovação. “Naquele momento, decidi me aproximar da Dani para aprender mais sobre o ecossistema. Por dois anos, trabalhei como voluntária em uma startup da qual ela era sócia, e aprendi muito com ela, já que durante esse tempo ela também foi minha mentora.”
Em 2019, as empreendedoras não estavam mais satisfeitas com a profissão que exerciam e decidiram trabalhar juntas de maneira diferente. Por esse motivo, optaram por criar algo novo e começar a empreender. No início, fundaram a Trêsbê, com foco em estudantes do ensino médio.
Nesse período, a plataforma oferecia cursos de tecnologia e inovação para esses estudantes. No entanto, em 2020, com a chegada da pandemia, elas não conseguiram fazer com que a operação da plataforma progredisse e, por isso, começaram a oferecer mentorias para pequenas empresas, já que possuíam conhecimento de mercado.
“Quando a pandemia chegou e precisamos mudar nosso foco, percebemos que essas empresas eram as que nos ajudavam a pagar nossas contas. E todas essas startups eram fundadas e/ou lideradas por mulheres. Por esse motivo, escolhemos o nome Trêsbê D.E.L.A.S, porque foram elas que nos escolheram como referência”, comenta Thayane Belchior.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Para mulheres: como funciona a Trêsbê D.E.L.A.S
Atualmente, a Trêsbê D.E.L.A.S é uma startup focada em educação empreendedora para mulheres. A empresa utiliza o empreendedorismo off e on como ferramenta para transformação social, por meio de um programa de aceleração com metodologia própria chamado Acelera MEI Mulher.
Além de oferecer aceleração, a plataforma também disponibiliza cursos abertos, mentorias coletivas ou individuais personalizadas, além de eventos no segmento de tecnologia e inovação. A startup também oferece 12 encontros com o objetivo de solucionar as dificuldades de gestão enfrentadas pelas empreendedoras.
“Antes de ser empresária, eu não me via nessa posição. Por isso, acredito que é extremamente importante ajudar essas mulheres que muitas vezes também não conseguem se enxergar nessa posição e, que geralmente são moradoras da comunidade, a se encontrarem no mercado de trabalho. Por esse motivo, acompanhamos passo o passo delas para que não apenas aprendam, mas também se sintam pertencentes a esse espaço, que também é nosso”, destaca Dani Bezerra.
Ao todo, mais de 65 empresas foram aceleradas pela Trêsbê D.E.L.A.S, que conta com parceiros estratégicos como Sebrae e agora também recebe apoio da Mubius WomenTech Ventures, uma venture builder que busca investir em lideranças femininas e é a nova parceira estratégica da startup.
“As venture builders desempenham um papel fundamental ao garantir que a startup alcance todo o seu potencial e se torne um negócio de sucesso. Queremos ser referência e impactar um número cada vez maior de mulheres em todo o Brasil por meio da educação empreendedora”, afirma Thayane.
Fortalecendo E.L.A.S: Próximos passos da Trêsbê D.E.L.A.S
A empresa conta com uma equipe composta por 8 pessoas, sendo as 2 sócias, 4 assessorias e o acompanhamento de duas CVB’s. Além disso, atuaram em diversas ações em mais de 15 estados brasileiros.
Além da Mubius e do Sebrae, a startup também já realizou ações pontuais com outras empresas, como o Senai do Mato Grosso. A empresa também está preparando uma ação com mulheres quilombolas e mulheres trans.
A startup prevê faturar R$ 500 mil em 2023. Além disso, a startup busca parcerias e investimentos de outras empresas, pois acredita que a Trêsbê D.E.L.A.S esteja apta a iniciar seu processo de captação de investimentos em níveis iniciais.
A previsão da startup é acelerar 300 empresas lideradas por mulheres ainda este ano. Além disso, elas pretendem ter um marketplace educacional cada vez mais estruturado, serem reconhecidas pelas empresas e, por fim, estarem presentes em todos os 5 continentes do mundo.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.