* Por Thaiana Morais
O mercado imobiliário brasileiro já passou por diversas transformações.
Passando por períodos de altos e baixos, geralmente puxados pelo desempenho econômico do país, as empresas do setor precisam constantemente se atualizar para acompanharem as novas tendências que o mercado apresentava.
Porém, em 2020, todo o cenário se alterou. Com a pandemia da covid-19, os players do mercado precisaram se adaptar a uma nova realidade. Dessa vez, de uma forma totalmente inesperada e abrupta.
Mudanças no cenário econômico, no perfil do consumidor e avanços tecnológicos obrigaram as empresas do setor a se atualizarem e a mudarem as formas como atendem a essas novas demandas.
Como é tendência em momentos de crise, mesmo em meio à pandemia da covid-19, o mercado imobiliário apresentou forte crescimento.
Segundo o balanço mensal da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), houve um aumento de 58% nas vendas de novas unidades habitacionais em julho, em comparação ao mesmo mês no ano passado.
Mas, para fazer parte de todo esse crescimento, é preciso estar atualizado. As imobiliárias mais bem-sucedidas apostaram rapidamente na tecnologia, em novas plataformas e na desburocratização de seus processos para se destacar entre suas concorrentes durante o período.
Para acompanhar essa tendência de digitalização, as imobiliárias devem pensar em oferecer portais ou plataformas que sejam capazes tanto de realizar gestão interna quanto auxiliar no atendimento de clientes. Tarefas como auxílio na geração de leads qualificados, otimização de anúncios em Facebook e Google, distribuição de contatos entre os corretores para otimizar atendimentos, ferramentas de relacionamento com os clientes e, claro, fotos, vídeos e muitas informações relevantes sobre o bairro da moradia.
O processo de transformação digital no mercado imobiliário é mais que uma tendência, é uma realidade. Para se destacar entre os concorrentes daqui para frente, será preciso se integrar digitalmente.
Thaiana Morais, corretora de imóveis com 10 anos de experiência no mercado imobiliário, liderando ranking de vendas por 5 anos consecutivos, líder de equipes de vendas e atualmente cofundadora da startup membro do Cubo Itaú Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário, que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores.