* Por Thales Calmon
Com o advento da tecnologia, as relações de consumo evoluíram exponencialmente nos últimos anos. De um lado, vemos consumidores cada vez mais exigentes em termos de agilidade, eficiência e personalização, no ritmo frenético de um mundo hiperconectado, de grandes expectativas e inúmeras possibilidades ao alcance das mãos.
Do outro lado, acompanhando essas mudanças constantes, os negócios que não quiseram ficar para trás em um universo cada vez mais competitivo, tiveram que igualmente se adaptar e traçar novas estratégias atreladas ao uso de novas soluções, como a tão disseminada Inteligência Artificial (IA), uma ferramenta crucial para essa evolução e que deve ditar o futuro do consumo e das vendas.
Pesquisas ao redor do mundo já confirmam os benefícios de se investir na transformação digital e com os avanços constantes da IA, essas premissas tornam-se ainda mais relevantes para que as empresas possam se manter competitivas, aumentar sua eficiência, rentabilidade, produtividade e lucro.
De acordo com o estudo Digital Transformation Index, da KPMG, negócios que direcionam aportes em transformação digital apresentam uma taxa de eficiência 23% maior, em comparação a outros que ainda não entraram para esta realidade. Em termos de redução de custos, negócios inovadores alcançam um percentual 14% maior, assim como os índices de produtividade, que ficam também em 14% a mais, em relação às empresas que não seguem a mesma toada.
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Transformação digital e o impacto no seu negócio
Ao permitir novas maneiras de interação e técnicas de abordagem, as empresas que tiverem a visão de abraçar a IA podem considerar, em níveis operacionais e de inteligência, sua presença de mercado nos próximos anos. Facilitando tarefas e apontando caminhos que têm o potencial de impactar diretamente no desempenho e produtividade dos negócios, o perfeito equilíbrio entre máquinas e seres humanos é uma das previsões mais concretas quando pensamos no futuro das vendas. Afinal, em termos de IA, não falamos apenas de automação e sim de uma capacidade precisa de análise de dados, com grandes insights para tomadas de decisão.
Hoje, já existem grandes plataformas de CRM – excepcionais em auxiliar no gerenciamento do relacionamento com os clientes – que fazem uso da Inteligência Artificial para automatizar tarefas rotineiras das equipes de vendas e fornecer análises precisas de mercado, comportamento e hábitos desses consumidores.
Por meio dessas tecnologias é possível, por exemplo, remover a complexidade em diversas fases das relações de consumo, auxiliando na entrega de experiências mais inteligentes, personalizadas e preditivas aos clientes. Ajudando a descobrir percepções relevantes, inclusive sobre comportamentos futuros desses consumidores, é possível identificar oportunidades de vendas e aumentar ainda mais as métricas de conversão.
Thales tem um perfil empreendedor nato e ajuda empresas a se reinventarem fazendo o melhor uso das tecnologias de marketing, desenvolvendo o que existe de melhor nas soluções atuais de mercado. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.
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