De maio a junho de 2021, o número de famílias endividados em São Paulo (SP) subiu 63,8% desde março do ano passado, alcançando 2,5 mil lares. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Diante desta situação, a fintech brasileira PARÇA juntou algumas soluções em um único totem de autoatendimento para ajudar a população da cidade a ficar em dia com as contas.
Ao utilizar um dos terminais PARÇA, é possível realizar pagamentos e parcelamentos de contas e boletos em até 12x no cartão de crédito em apenas alguns segundos. Segundo o diretor executivo da empresa, Antônio Brizoti Junior, o totem é uma inovação disruptiva que serve como alternativa às casas lotéricas e agências bancárias.
“Com o PARÇA, não existem filas. Por isso, o tempo que o usuário leva para resolver as contas é muito menor. E como os terminais são intuitivos, ele não depende de terceiros durante a utilização”, explica Brizoti Junior.
O PARÇA está presente em três pontos da cidade de São Paulo. “Decidimos incluir os terminais em pontos de grande circulação: um em frente ao Poupatempo da Sé, outro em uma galeria da Santa Ifigênia e o último na unidade da Previdência Social no Anhangabaú. Tornou-se tão popular na região que não precisamos mais procurar os locais para instalar os totens, os estabelecimentos interessados que chegam até nós”, declara Regis Reginato, franqueado responsável por trazer a novidade à cidade. O PARÇA está à disposição para ampliar a atuação nos demais municípios em São Paulo.
Recentemente, os totens iniciaram a oferta de crédito consignado por meio do FGTS. Basta o usuário digitar seu CPF e recebe o contato da equipe de BackOffice que vai conferir a margem de crédito disponível. A média de duração do processo varia em 30 minutos. O serviço é voltado a desempregados ou trabalhadores com carteira assinada.
No Brasil, o PARÇA possui 180 totens espalhados em 20 Estados e, até o final do ano, serão 400 terminais. “Apenas no primeiro semestre de 2021 foram realizadas 26 mil transações. Identificamos uma aceitação rápida da população, e entendemos que a facilidade de utilização é responsável por isso”, destaca Brizoti.
Além do parcelamento e pagamento de contas e boletos, também existem outras facilidades nos totens, como quitação de taxas e tributos, recarga de celular, consulta veicular, de CPF e de CNPJ. Há taxa de R$ 3,00 para pagamentos ou parcelamentos de boleto, os demais serviços não são cobrados.
Modelo de Franquia
O PARÇA opera no formato de franquia e aposta em um mercado tecnológico em ascensão. Segundo estudo realizado pela empresa de consultoria e pesquisa de tecnologia Technavio, o mercado global de estações de autoatendimento deve movimentar U$20 bilhões até 2022.
O franqueado PARÇA é responsável por realizar o desenvolvimento comercial na cidade e região, prestar toda a assistência que o totem exige, como troca da bobina da impressora, higienização do terminal e atendimento ao cliente.
“É um papel vital na expansão de nossos serviços. Ele não precisa ter um perfil vendedor, apenas um bom relacionamento onde atua, entender qual a necessidade da cidade onde está e levar soluções. Essa é a essência do PARÇA: facilitar a vida das pessoas”, finaliza Brizoti.