Ao longo da história, a sociedade aprendeu a se transformar e evoluir em suas áreas de atuação, mas naturalmente se formaram funções sociais destinadas para homens e mulheres. Com o passar dos tempos, as mulheres não se mantiveram estagnadas e lutaram, e lutam até hoje, por seus direitos básicos ou ao menos igualitários ao sexo masculino.
Celebrando o mês da mulher, o Startupi apresenta algumas das tantas mulheres que foram responsáveis por mudar a história da humanidade nas mais diversas áreas de atuação, com inovações que foram responsáveis por ditar o andar da humanidade em seguida.
Confira 5 mulheres que mudaram o mundo com suas inovações:
Amelia Earhart
Considerada um grande símbolo da aviação, ela se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico sozinha, recebendo uma condecoração militar atribuída a atos heróicos, a Cruz do Voo Distinto. Amelia também foi responsável por escrever livros sobre suas experiências de aviação, que ainda hoje são utilizados por pilotos como base, e como inspiração para mulheres. A piloto desapareceu no Oceano Pacífico enquanto tentava realizar um voo ao redor do mundo.
Gertrude Belle Eilon
Gertrude Belle Elion foi uma bioquímica responsável pela criação do remédio Aciclovir, medicamento que possibilitou que pessoas com Leucemia, Herpes e AIDS tivessem os sintomas de suas doenças suavizados. O medicamento é responsável por inibir ou matar a produção de organismos nocivos ao corpo, sem prejudicar células saudáveis do corpo. Sua invenção garantiu o Nobel de Medicina em 1988.
Grace Hopper
Conhecida como a “Rainha da Internet”, Grace foi responsável por criar o primeiro software de computador. Denominada de Flow-matic, a linguagem de programação criada pela inventora serviu como base para o Common Business Oriented Language (COBOL), que é utilizado até hoje em processamento de bancos de dados comerciais.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Grace Hopper também é a criadora do termo “bug”, apontado para quando algo de errado acontece no meio eletrônico. A invenção do termo teria surgido quando Grace tentava encontrar onde estava um problema em seu computador, e acabou descobrindo que o defeito era um inseto morto dentro de sua máquina.
Hedy Lamarr
A inventora foi responsável por criar um método de comunicação digital que foi responsável por trazer vantagem aos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum). Sua tecnologia permitiu que as mensagens enviadas pelos americanos tivessem suas frequências de rádio alteradas, para assim enganar seus inimigos.
Diferente de outras mulheres dessa lista, Lamarr nem sempre foi uma inventora, sendo uma atriz de Hollywood. Mas marcou seu nome na história com a criação da tecnologia Wireless, base para a criação no futuro do WI-FI, Bluetooth e GPS.
Marie Curie
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, Marie Curie foi a única mulher a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes: a primeira em 1903, em Física, por descobrir a existência da radioatividade natural; e a segunda em 1910, em Química, por descobrir dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.
Se o trabalho de Curie ajudou a derrubar ideias estabelecidas na física e na química, teve um efeito igualmente profundo na esfera social. A cientista foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris e também foi a primeira professora admitida pela Universidade de Paris.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.