* Por Thales Calmon
Os novos modelos de trabalho trouxeram mudanças significativas ao dia a dia dos negócios. Atuando na linha de frente dessas companhias – de diferentes portes e segmentos de mercado – os colaboradores foram os mais impactados por essas transformações, por vezes bem gerenciadas e sustentadas, e por outras, incertas e ininterruptas, com medidas e metodologias pouco definidas.
Um recorte interessante sobre este cenário pode ser observado em uma pesquisa elaborada pela empresa de softwares Capterra, sobre a fadiga de mudança. O levantamento, que ouviu aproximadamente mil funcionários nos Estados Unidos, constatou que 71% dos entrevistados estavam cansados com a quantidade de mudanças no trabalho, enquanto 83% atribuíram esse desgaste à falta de ferramentas e recursos oferecidos pelos empregadores, de modo que fosse possível sustentar todo o processo de adaptação.
Em uma fase em que a saúde mental segue em evidência no mundo corporativo e interfere diretamente nos índices de produtividade, engajamento e retenção de talentos, fica nítida a importância de se aderir a inovações tecnológicas que promovam, de fato, uma efetiva mudança operacional focada, com a devida gestão e suporte a todos que fazem parte do negócio.
Não é apenas sobre investir em um bom software ou ecossistema de inovação, é sobre acolher e manter esses colaboradores sob o guarda-chuva da didática, que mostra propósito e assegura que todos puderam absorver as novidades, estando aptos para seguir por um novo caminho funcional, flexível e colaborativo.
Educação continuada e capacitação por meio de trilhas de aprendizagem
Neste processo de mudança de gestão, tão importante quanto investir em ferramentas eficientes de trabalho, os treinamentos e atualizações constantes devem também fazer parte da rotina corporativa; uma estratégia que demonstra, sobretudo, o quanto os empregadores estão dispostos a estimular o senso de pertencimento de seus colaboradores. E é nesse ponto que a tecnologia – que já permitiu os inúmeros avanços em transformação digital – mostra novamente seu valor.
É por isso que aderir às estratégias de educação continuada, promovendo conteúdos didáticos e fáceis sobre tecnologia aos funcionários, tornou-se de extrema relevância. Os conhecimentos técnicos inerentes a cada função podem ter uma contribuição ainda maior para a escalada profissional e para o negócio, quando a tecnologia ajuda a otimizar e expandir as demandas diárias.
Por meio de novos ecossistemas que contam com trilhas de aprendizagem, hoje, é possível que as equipes de diferentes departamentos personalizem seus caminhos de conhecimento para as ferramentas de colaboração adotadas pela companhia, de acordo com tarefas, funções, desafios e soluções mais utilizadas em seu dia a dia. A comunicação e o trabalho colaborativo são também pontos importantes estimulados por essas soluções.
Fato preponderante e imutável, as transformações fazem parte da evolução humana e sempre existirão, especialmente quando pensamos no universo corporativo e as contínuas contribuições da tecnologia, sempre servindo de alicerce e impulsionando a disrupção. Às lideranças, cabe o olhar atento às novas tendências, à abertura para o novo e, principalmente, cuidar para que todos que fazem parte do negócio sintam-se confortáveis e seguros para que juntos embarquem nas próximas etapas da inovação.
Thales Calmon é diretor da Gentrop, advisor em tecnologia e expert em transformação digital por meio de ferramentas e ecossistemas de inovação. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.
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