O TC – plataforma de educação financeira, análise de dados e inteligência do mercado de capitais – anunciou a compra de 20% da Arko Advice, a um valuation de R$ 92,25 milhões, e 15% da Arko Digital, a um valuation de R$ 35 milhões. Com esses investimentos em participação nas empresas de mesmo grupo, o objetivo do TC é somar novos diferenciais competitivos à sua oferta, disponibilizando o mais completo serviço de inteligência política e de mercado aos investidores institucionais e de varejo.
“A Arko é a maior e melhor empresa de inteligência política do Brasil, com 40 anos de trajetória e um reconhecido histórico de credibilidade. Temos uma afinidade muito grande e os benefícios desse negócio serão mútuos. Enquanto a Arko entrará com conteúdos exclusivos nos terminais B2C e B2B do TC, vamos ajudar na criação de sua própria plataforma e na expansão de serviços do seu braço digital para os clientes institucionais”, comenta Pedro Albuquerque, CEO do TC.
No curto prazo, os serviços e produtos da Arko serão integrados ao terminal de análise de dados e inteligência de mercado voltado para os clientes B2B do TC, que atualmente está em fase de desenvolvimento. A companhia também vai distribuir os conteúdos da Arko com novas funcionalidades e insights na atual plataforma B2C, além de oferecer pacotes menores específicos para os investidores de varejo. Por outro lado, o TC deve alavancar o negócio da Arko, contribuindo principalmente com sua expertise tecnológica e em desenvolvimento de produtos.
“Em um ano importante como este, de eleições e rodeado de incertezas, é essencial que os investidores estejam atentos aos movimentos políticos para tomar as melhores decisões. Um ótimo exemplo são os atuais acontecimentos geopolíticos com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que mudaram todo o cenário da bolsa em um dia. Por isso queremos entregar aos nossos usuários uma cobertura política exclusiva, com uma experiência única e de alto nível, somada ao excelente trabalho já prestado pelas nossas centrais de informação Mover e Scoop”, completa Albuquerque.
A operação vai possibilitar ainda o aumento do faturamento do TC, que terá compartilhamento de receita com os produtos da Arko Digital vendidos dentro da sua plataforma, seja por meio de pacotes de serviços ou de maneira avulsa.
* Foto em destaque: Felipe Dizioli, Cofundador da Arko Digital.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.