A Taqe, plataforma especializada em recrutamento inclusivo e seleção digital, acaba de firmar uma parceria com a Diáspora.Black, startup que atua como um hub de cultura negra, e que promove experiências culturais, sensibilizações e treinamentos como estratégia de team building para empresas. O objetivo da iniciativa é promover conhecimento e prática entre os clientes e prospects sobre diversidade na contratação de pessoas.
Essa nova parceria chega para reforçar o trabalho que a HRTech vem fazendo com seus clientes e usuários. “Há alguns anos, a Taqe oferece ferramentas que viabilizam processos de recrutamento e seleção inclusivos. Percebemos, no entanto, que se as empresas não estiverem culturalmente preparadas e conscientes de seu papel na promoção da diversidade, não conseguiremos realizar a mudança que tanto buscamos”, explica Renato Dias, CEO e fundador da Taqe.
Ainda de acordo com o CEO, os treinamentos oferecidos pela Diáspora.Black permitirá que gestores e equipes de RH se aprimorem sobre as melhores práticas na promoção da diversidade e assim sintam-se mais confiantes para utilizar a tecnologia a fim de levar candidatos mais diversos às etapas de entrevistas.
“Nosso algoritmo de triagem permite a atribuição de pesos aos mais importantes critérios de seleção, entre eles aqueles relacionados à diversidade e inclusão. Desta maneira, se assim desejarem, as empresas podem promover processos seletivos que priorizam pessoas negras, por exemplo, no ranking de candidatos, sem abrir mão dos demais critérios”, completa, Renato.
A parceria é uma oportunidade de qualificar a formação de lideranças e colaboradores com conteúdos e metodologias exclusivas. Os treinamentos associam conteúdos conceituais a exercícios lúdicos de sensibilização e interatividade com os participantes, ampliando o engajamento nos temas.
“Neste mês, lançamos dois novos treinamentos, sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, e sobre Qualidade no Receptivo para Atendimento. São conteúdos em vídeo, totalmente interativos, gamificados e de fácil acesso e compreensão. Levamos para o modelo de e-learning nossa experiência em treinamentos, que associam os conceitos à vivências educativas para valorizar a diversidade cultural dentro das instituições”, explica o fundador e CEO da Diáspora.Black, Carlos Humberto.
Hoje, a Taqe conta com cerca de 2 milhões de candidatos e atua por meio de uma plataforma que preza pela diversidade e inclusão. “Desde a fundação da empresa, nosso propósito é ‘Gerar oportunidades para todos’, portanto, colaborar para que as instituições realizem processos seletivos mais inclusivos está em nosso DNA”, finaliza Renato.
Onde tudo começou
Em 2018, a Taqe e a Diáspora.Black fizeram parte da primeira turma do programa de aceleração da Estação Hack, onde ao todo, foram selecionadas 10 startups brasileiras. O programa de aceleração é uma iniciativa do Facebook em parceria com a Artemisia, uma organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Desde então, as startups vêm construindo um bom relacionamento e agora decidiram expandir a parceria para seus clientes e prospects.
Com o passar dos anos, ambas empresas perceberam uma grande demanda do mercado em busca de soluções que promovessem diversidade e inclusão dentro das instituições. Por isso resolveram juntar suas forças, ampliar resultados e dar mais alcance para esse projeto.