A Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, lança o estudo “Tá Quente, Brasil!”, que identifica os movimentos que estão moldando a identidade do país e dos brasileiros. A pesquisa mapeou cerca de 6,5 milhões de menções e 6,7 milhões de perfis em redes sociais, mais de 300 milhões de buscas no Google, além de aproximadamente de 500 sinais criativos, chegou à conclusão de que o Brasil é um país de contradições.
“Compreender que o Brasil não tem um perfil definido e que mudanças constantes fazem parte do cenário é fundamental para planejar os próximos passos, identificar as oportunidades e as tendências que vão moldar comportamentos e gerar negócios”, avalia André Matias, CEO da Timelens.
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E, para Timelens, ter a capacidade de decodificar as tendências que de fato estão moldando o futuro do nosso País é determinante na tomada de decisões de negócios com foco no amanhã.
Estudo mostra um Brasil ansioso
Entre os dados analisados pelo estudo, é possível observar a relação com a felicidade. Em um movimento intitulado “Brasileiro, povo feliz x Brasileiro, povo triste”, Timelens questiona a fama de feliz do nosso povo: ao avaliar a satisfação da população, as buscas no Google pela palavra “ansiedade” cresceram 71% nos últimos dois anos, com mais de 87 milhões de pesquisas.
Além disso, buscas por “estresse”, “depressão” e “burnout” seguem acima dos níveis pré-pandêmicos no País. E o hiperconsumo virou a válvula de escape para este estresse acumulado – vídeos de consumidores da Shein destacam o excesso e o volume das compras, e as buscas no Google por taxação da empresa cresceram 363%.
Cultura brasileira segue em evidência em redes sociais
Alinhado ao movimento de inserção das minorias na cultura do país, a periferia também passou a ser reconhecida como um centro de criatividade e de tendências. A expressão “de cria” cresceu 217% nas buscas do Google nos dois últimos anos. Na moda e também na música, essa cultura também cresceu. Em 2022, por exemplo, Anitta atingiu o topo das músicas mais ouvidas no Spotify global com “Envolver”.
Com isso, a representatividade digital dos diferentes grupos que formam o país ganha destaque no estudo. Outro exemplo é a hashtag #indígena, que cresceu 108% em 2022 no TikTok. “Brasil, país de todos x Brasil, país de poucos” analisa estes movimentos e traz luz às oportunidades de negócios que podem surgir ao conhecer o que, de fato, ressoa no país profundo.
Quando olha para a esfera digital, “Tá Quente, Brasil!” destaca que o país segue criando conteúdo e revelando tendências. O humor e o jeito brasileiro se destacam nas redes sociais e impulsionam as marcas a pensarem em novos formatos para agradar ao público.
Os streamings e games, por sua vez, ganharam destaque no país e passaram a ser importantes canais de investimento para marcas que querem se conectar com os consumidores. E então, o “Brasil está off ou Brasil está On”?
Estas novas visões sobre estereótipos e tradições fazem parte do movimento “Brasil que reforça tradições x Brasil que rompe tradições”. “Percebemos, com o ‘Tá Quente, Brasil!’, que os estereótipos do campo seguiram a mesma tendência de desmistificação que vimos no campo religioso, por exemplo”, analisa Estela Brunhara, diretora de Pesquisa da Timelens.
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