A Stratus, uma das mais tradicionais gestoras de private equity do País, adquiriu participação na CreditCorp, companhia que viabiliza o acesso a crédito circulante para negócios pequenos e médios. A Creditcorp já realizou mais de R$ 500 milhões em operações desde o início de suas atividades em 2018 e projeta superar R$ 12 bilhões nos próximos dois anos. O valor do investimento não foi revelado.
Com 20 anos de experiência investindo em empresas de médio porte, a Stratus identificou a qualidade e potencial das soluções desenvolvidas pela CreditCorp para endereçar um mercado gigantesco e subatendido, cujo potencial é ainda maior nas condições macroeconômicas atuais.
O modelo de negócios da CreditCorp consiste em desenvolver ofertas de crédito baseadas em transações amparadas por recebíveis de diversos tipos (NFe, NFS, CTe, cartões de crédito, contratos comerciais e de prestação de serviços etc.), unindo empresas e investidores, com uso intensivo de tecnologia para aumentar a eficiência em todas as etapas do processo e permitir uma oferta atrativa e escalável.
A empresa foi fundada por Luiz Castello Branco, executivo de larga experiência no mercado financeiro. “Existe um enorme potencial de melhorar a oferta e o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas”, garante Castello Branco. “Com nosso modelo apoiado em tecnologia, permitimos às empresas acessarem soluções de crédito de forma fácil e rápida e em condições de custo e prazo extremamente competitivas. Ao mesmo tempo, os investidores passam a ter acesso a uma nova alternativa para aplicar seus recursos, com um perfil atraente de risco e retorno”.
A plataforma da CreditCorp permite que fornecedores de médias e grandes empresas possam gerenciar seus recebíveis de forma simples e acessar ofertas de desconto de títulos que podem ser executadas em poucos minutos. Ao mesmo tempo, através de parcerias com provedores de sistemas de gestão, oferece crédito direto a cedentes que busquem opções de financiamento junto a seus provedores de soluções gerenciais e administrativas.
Alan Takahashi, sócio da Stratus, explica que o grupo vinha estudando e priorizando esse segmento “pela grande oportunidade apresentada tanto pelo gigantesco de empresas buscando soluções adicionais de crédito quanto pela maior atratividade e rentabilidade desse tipo de produto no contexto atual, de inflação e aumento de juros”.
Alan afirma também que, com a experiência de décadas investindo em médias empresas, “a Stratus sempre observou a ineficiência da oferta de capital para esse segmento, o que se acentuou no atual cenário econômico e favorece a apresentação de novas soluções mais eficientes”.
“Estamos muito otimistas com a parceria com a Stratus. Temos um modelo de negócios diferenciado e provado, com uma plataforma altamente escalável. A experiência da Stratus no middle-market, em projetos de alto crescimento e o aporte de capital vão acelerar muito o desenvolvimento da CreditCorp” ressalta Castello Branco.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.