Semana passada, a Gaia Creative (empresa de tendências que Gil Giardelli abriu há dois anos) foi responsável pela realização da Arena Virtual “Como sua empresa pode inovar na web”, na sede do Sebrae Pernambuco, em Recife.
Fui um dos palestrantes convidados e recebi o desafio de falar sobre “Startups e o novo consumidor” para um público não necessariamente “da área” – apesar de que alguns eram.
Fiz e refiz uns slides para apresentar e compartilho aqui com vocês. Contém algumas coisas sobre lean startups, funil do conhecimento, cabala da inovação, geração de modelo de negócios, filosofia e choque de realidade.
Minha ideia foi: ao invés de mostrar alguma pesquisa de tendências sobre como o consumidor está passando a se comportar, mostrar como o desafio nas startups é justamente testar hipóteses sobre o comportamento do consumidor no que diz respeito ao seu produto e adaptá-lo até encontrar um modelo de negócio sustentável.
Infelizmente, os slides não são sempre “auto-suficientes” (em alguns momentos, requerem ser explicados). Obviamente, aceito comentários.