De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista cresceu 3,62% nas vendas em 2019, média acima do esperado, que era de 3% apenas. As estratégias utilizadas pelas empresas desse mercado é a parceria com algumas startups com o objetivo de agilizar processos, monitorar o comportamento dos consumidores, realizar a entrega dos produtos, proporcionar experiência digital diferenciada, dentre outros.
Visando se aproximar desses players, existem muitas soluções que podem ser usadas para ajudar os varejistas a melhorarem o engajamento dos consumidores e aumentarem as suas vendas.
Como exemplo podemos destacar a Propz. Ela utiliza a inteligência artificial e CRM para entender as necessidades e desejos do seu público-alvo, oferecer ofertas individualizadas, conhecer o cliente, realizar ações de marketing personalizadas, maior controle de estoque, em tempo real e de forma automatizada. Dessa forma, ela consegue melhorar a experiência de compra dos usuários, oferecendo um atendimento cada vez mais personalizado e assertivo.
Já o Supermercado Now, plataforma de supermercados online, também promove iniciativas para engajar consumidores. Uma das ações mais comuns da startup, por exemplo, é promover promoções de produtos e supermercados específicos de acordo com as necessidades dos clientes. É possível usar o sistema da plataforma para escolher raio, público, parceiro e produto para uma determinada ação de acordo com o interesse do varejista.
Mas também existem soluções focadas em apenas um produto. O Eu Sommelier, por exemplo, é um aplicativo móvel que tem como objetivo democratizar o vinho no Brasil, fornecendo uma plataforma para que consumidores possam escolher rótulos com ótimo custo-benefício, de forma simples e rápida. A startup inclusive foi escolhida para participar do programa InovAtiva Brasil 2018.2 pela sua ideia disruptiva.
No âmbito digital, algumas empresas e redes supermercadistas optam por fazer ações diferenciadas para impactar o seu consumidor e utilizam de ferramentas tecnológicas para alcançar esse objetivo. O Promobit, por exemplo, é uma plataforma de social commerce que permite com que consumidores aproveitem e compartilhem ofertas, descontos e cupons.
Por meio dela, é possível encontrar aquele produto que tanto deseja por um preço mais acessível. Atualmente, a rede social de oportunidade tem mais de 1 milhão de usuários cadastrados, recebe mais de 700 ofertas por dia e compartilha os melhores preços das lojas virtuais.