No primeiro dia do Startup Summit, evento realizado pelo Sebrae em Florianópolis, diversos palestrantes subiram ao palco e passaram um pouco do seu conhecimento para todos os presentes de forma física e virtual. No dia 4 de agosto, um dos palestrantes foi Rodrigo Vaca, Managing Director da Zoho Brasil – empresa de tecnologia que fabrica ferramentas de negócios baseadas na web, que trouxe como centro da sua palestra: as cinco tendências tecnológicas para as startups. Confira;
1º Tendência: Consciência da privacidade
O LGPD está em vigor desde setembro de 2021, e para cumprir a lei todas as empresas que visam estar de acordo com as normas institucionais, disponibilizam em seus sites e aplicativos um termo solicitando a nossa permissão para utilizar ou não os nossos dados e localização.
“Temos que reconhecer que o mundo mudou e que não é mais o mesmo que era há 5 anos. Precisamos ajustar a nossa mentalidade, preparar nossos processos para seguir a lei, preparar o nosso marketing para conhecer nossos clientes e não apenas para gerenciar cookies”, comenta Rodrigo.
2º Tendência: Tudo Híbrido
Com o início da pandemia, tudo que conhecíamos teve que passar por reajustes, inclusive nossos empregos, estudos e a forma como nos relacionamos. Com o fim das restrições impostas pelo Estado com o objetivo de conter o avanço da Covid-19, o que conhecíamos como normal passou por uma remodelação e agora vivenciamos um “novo normal” no qual a grande maioria das coisas pode-se fazer de casa, sem a necessidade de uma presença física.
“O Híbrido é essencial para tudo, para poder trabalhar de casa, para poder investir no marketing e principalmente em qualquer modelo de negócio”, diz Rodrigo Vaca.
3º Tendência: Requerimento de diploma
“É mais importante o que a pessoa saber fazer e/ou o que ela irá aprender na sua empresa, do que o papel que ela possui em mãos”, garante o executivo.
4º Tendência: Toda empresa faz software, e Inteligência Artificial é essencial
De acordo com Rodrigo, Inteligência Artificial há alguns anos era algo inovador, agora se tornou algo essencial, que toda companhia deve ter. “Toda companhia está fazendo software, esse serviço é muito importante mas a Inteligência Artificial se tornou algo essencial, para qualquer empresa, independente se ela é de tecnologia ou não.”
5º Tendência: O lucro volta a ser importante
Este ano tem sido desafiador para as startups, incluindo unicórnios — empresas que valem mais de R$ 1 bilhão. Devido a crise que essas empresas estão enfrentando em 2022, o anúncio de demissão em massa foi algo que movimentou o mercado e o deixou em alerta.
Segundo Vaca, quase 62 mil pessoas foram desligadas por causa dessa crise, por isso ele fala sobre a última tendência para as startups: “no passado era mais fácil conseguir dinheiro dos investidores, agora a situação mudou e as empresas precisam focar em gerar lucros”, finaliza Rodrigo Vaca.