Fundada na cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal (RN), em 2021, a Provatis Academy nasceu com a missão de impulsionar a ciência, acelerando o processo de publicação de artigos científicos. O trabalho consiste na tradução, revisão e edição dos conteúdos por meio de metodologia própria, profissionais especializados e auxílio de tecnologia.
O resultado é o aumento de 2 a 3 vezes nas chances de aceitação dos textos em revistas científicas de prestígio no Brasil e no exterior, diz a startup. Com o apoio da FHE Ventures, a empresa espera ter um faturamento de R$ 350 mil e chegar a 400 clientes até o fim de 2024.
Otimização de artigos científicos
A startup desenvolveu sua própria metodologia de tradução, revisão e edição de artigos, que passa por diferentes pesquisadores especialistas na área de atuação do estudo, professores de universidades brasileiras e cientistas que já publicaram seus próprios artigos científicos.
Os produtos são personalizados de acordo com as necessidades do cliente, desde pesquisadores, estudantes e até professores. Como resultado, a taxa de aceitação dos artigos publicados na área da saúde é maior que o dobro da média mundial, afirma Antônio Sarmento, CEO da Provatis Academy. Até agora, são mais de 260 textos publicados em revistas de diversos países.
“Com o respaldo da FHE Ventures, estaremos aptos a estruturar os processos de marketing e vendas, operações e produto. Nosso principal objetivo é estabelecer uma base sólida para a escalabilidade da startup. Além disso, buscamos formar conexões com importantes players do mercado que possam se tornar parceiros ou clientes”, declara Antônio.
Atualmente, a empresa — que está no estágio de tração — espera poder construir uma estrutura sólida para escalabilidade e criar conexões dentro do mercado brasileiro. A expectativa é ter a versão 1 da plataforma até julho de 2024. Com a primeira versão em pleno funcionamento, é possível ter todos os serviços executados de maneira escalável e tecnológica. No mesmo prazo, com uma estrutura de máquina de vendas previsível e base operacional definida, o próximo passo é incluir a inteligência artificial no negócio, o que demanda injeção de capital.
“Nós acreditamos no poder transformador do conhecimento e na importância da disseminação da produção acadêmica, especialmente no segmento de saúde. A Provatis Academy realiza um trabalho inovador e de excelência, e está bem-posicionada para expandir sua atuação nos próximos anos, contribuindo para levar a produção científica brasileira cada vez mais longe”, compartilha Rafael Kenji Hamada, CEO da FHE Ventures.
Aproveite e junte-se ao nosso canal no WhatsApp para receber conteúdos exclusivos em primeira mão. Clique aqui para participar. Startupi | Jornalismo para quem lidera inovação!