A Indicator Capital, gestora brasileira de venture capital early-stage, fez seu quinto aporte realizado por meio do Fundo Indicator 2 IoT. O investimento de R$ 12 milhões é na SYOS, startup carioca que desenvolveu uma plataforma de gestão da cadeia de frios para o varejo alimentar brasileiro. Por meio de IoT e Inteligência Artificial (IA), ela otimiza a operação dos refrigeradores, garantindo a qualidade dos produtos em uma era que o consumidor está cada vez mais preocupado com sua saúde.
A startup traz disrupção a um mercado (refrigeração comercial) que passou ao largo da transformação digital, até o momento, e quer ser reconhecida como referência na gestão do frio alimentar, item fundamental para varejistas e consumidores. Por meio de metodologia proprietária, usando sensores sem fio e alarmes inteligentes, sua plataforma garante aos varejistas que todos os produtos estejam sempre na temperatura certa, prevenindo perdas, garantindo a qualidade dos produtos e, como consequência, aumentando vendas. A solução pode ser facilmente instalada em qualquer equipamento, sem a necessidade de investimento, obras ou contratação de novos funcionários.
A tecnologia é comercializada no modelo SaaS (Software as a Service) + HaaS (Hardware as a Service), com cobrança por equipamento monitorado (refrigeradores e câmaras frias).
Um importante diferencial da tecnologia da SYOS, em termos de mercado, é o foco nas PMEs. O monitoramento do frio é obrigação de qualquer varejista alimentar, de acordo com as portarias da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas ainda é feita manualmente ou até mesmo negligenciada por grande parte das empresas.
A aplicação do frio na conservação de alimentos é fundamental para a diminuição da reatividade química e da atividade enzimática, bem como a inibição, multiplicação e atividade dos microrganismos. Segundo Paulo Lerner, CEO da SYOS, o rigor da legislação no que se refere à qualidade dos alimentos tende a aumentar, dado o volume de pessoas que adoecem pela ingestão de produtos malconservados. Já existem iniciativas de políticas globais que apoiam a exigência de comprovação de boa manutenção da qualidade do alimento e sua conservação sob determinadas temperaturas.
“Vimos a oportunidade enorme de inovar nesse mercado de sistemas de refrigeração, para contribuir para a preservação da saúde da população, a redução do desperdício e a otimização dos equipamentos, com uma tecnologia de fato disruptiva e que vai impactar a vida de todas as pessoas. Frio alimentar é coisa séria e não existe alimento de qualidade e saudável sem a conservação adequada”, explica Lerner.
“O que mais me chamou atenção no Paulo foi a sua capacidade de execução, visão estratégica e, ao mesmo tempo, profundo conhecimento técnico e comercial. Visão muito clara de roadmap estratégico da empresa e de produtos. Enxergamos uma alta demanda para a tecnologia da SYOS em qualquer lugar do mundo, seja por questões operacionais, de eficiência energética, de prevenção de perdas e compliance, como, por exemplo, os setores de supermercados, lojas de conveniência, bares, restaurantes, hotéis, farmácias e bens de consumo embalados, entre outros”, afirma Thomas Bittar, cofundador da Indicator.
Como investidores para o bem, os sócios da gestora consideraram o potencial da solução da SYOS para a redução do desperdício de alimentos (impacto de mais de US$ 100 bilhões anuais somente no varejo), redução em 50% do consumo de energia e em 90% de gases poluentes, responsáveis pelo aquecimento global, aspectos alinhados às métricas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 2, 3, 7 e 13.
A equipe da Indicator auxiliará a startup a se conectar com players estratégicos no setor de varejo e IoT e com clientes finais, no fortalecimento do time, na governança e na estratégia de mercado, atuando em conjunto com a SYOS e alocando um ‘operating partner’ que trabalhará em contato mais próximo e diário com a empresa.
“Esperamos que com o investimento a SYOS quadruplique o time, chegando a mais de 200 funcionários e encerre 2022 presente em mais de 200 supermercados brasileiros. Estimamos um alcance de 5% do setor varejista para 2023”, finaliza Lerner.
* Foto destaque: Paulo Lerner, CEO da SYOS.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.