Fundada em 2019 na cidade de Londres, na Inglaterra, a Palqee é uma startup que se propõe a cuidar de temas complexos, como gestão de privacidade e governança de dados, para pequenas e médias empresas. Cofundada pelo brasileiro Andre Quintanilha, em parceria com a alemã Sabrina Palme e o franco-americano Hartley Jean-Aimee, que se conheceram durante um curso de negócios na China, a solução chegou ao mercado global no início de 2020.
Depois de bons resultados, a startup viu no Brasil — e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) — uma boa oportunidade. Em janeiro de 2021, lançou sua plataforma no País. Desde então, chegou a marca de 6 mil usuários — o Brasil representa 60% da receita. A Palqee levantou um investimento-anjo de R$ 3 milhões que será usado para acelerar o reconhecimento da marca, e expansão dos times de tecnologia, vendas e suporte ao cliente no Brasil e na Europa, em preparação para a entrada em novos mercados em 2023.
“Atuando como profissional de privacidade por muitos anos, eu sei o quão frustrante é ter suas escolhas limitadas à ferramentas como Excel ou sistemas desnecessariamente complicados e caros, quando tudo que você quer é algo que te ajude a fazer o seu trabalho de maneira eficiente. Com a evolução das regulamentações de proteção de dados em um ritmo sem precedentes, e a responsabilidade de estar sempre em conformidade aumentando, nós acreditamos que era o momento certo para um tipo novo de plataforma focada na produtividade desses profissionais”, destaca Sabrina Palme.
A Palqee oferece mais de 400 perguntas entre metodologias e frameworks automatizados, um motor para mapeamento de dados customizável e automatizado, uma área protegida para compartilhamento de documentos, portal para atendimento aos pedidos de titulares customizável e integrado de fácil gestão, bem como um hub de privacidade central para colaboradores, fornecedores e profissionais de privacidade colaborarem de maneira eficiente nas atividades internas e externas da empresa.
Mesmo com outras soluções concorrentes no mercado, Sabrina diz: “A Palqee é uma plataforma muito diferente das outras. Enquanto as demais exigem diversos treinamentos e certificações para uso, a Palqee foi construída para ser uma plataforma robusta, porém simples de usar, para qualquer profissional cujas responsabilidades incluem proteção de dados e compliance. Você não precisa de experiência técnica, jurídica ou de consultoria para entender o que fazer, tornando proteção de dados um tema mais acessível, colaborativo e fácil de implementar na sua empresa ou em seus clientes.”
Para se manter à frente da concorrência, a Palqee lançou em 2021 também o PrivacyCulture INDEX Brasil, um indicador e ferramenta de benchmarking inédita no setor para auxiliar os profissionais de privacidade no entendimento da cultura de proteção de dados em suas empresas ou clientes, identificando e priorizando rapidamente os riscos e oportunidades, e otimizando o budget e retorno no investimento (ROI).
A rodada de investimento teve como líder o fundo inglês Fuel Ventures, com participação do GVAngels, grupo dos investidores-anjo alumni da FGV, além de outros investidores-anjo que atingiram sucesso em empresas de tecnologia com crescimento acelerado como a Palqee.
“Gostamos dos cofundadores e achamos os perfis bem complementares. É um time endereçando uma necessidade global gigantesca com uma solução mais flexível e intuitiva, perfeita para PMEs, um segmento ainda muito pouco explorado. Além disso, vemos muitas opcionalidades e um timing bastante adequado para o Brasil.”, diz Francisco Molnar, líder de investimento no GVAngels.
* Foto destaque: Cofundadores, da esquerda para a direita: Hartley Jean-Aimee (CTO), Sabrina Palme (CEO), Andre Quintanilha (COO).
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.