A InstaCasa, proptech que criou uma solução que disponibiliza projetos arquitetônicos para corretores de loteamentos de todo o Brasil apresentarem a casa dos sonhos a seus potenciais clientes, acaba de receber um aporte de R$15 milhões. A empresa desenvolveu uma plataforma que é capaz de interpretar as características físicas de cada lote de um empreendimento, como dimensões e declividades, e cruzá-las com restrições legais de ocupação como zoneamento e regulamento construtivo, com o objetivo de auxiliar a força de vendas do empreendimento a apresentar ao comprador todo o potencial do que pode ser construído em cada lote.
A experiência ainda é complementada por tecnologias de realidade aumentada e virtual aplicadas a centenas de projetos compatíveis com cada lote individualmente. Como próximo passo, a iniciativa busca agora a conexão dos projetos ao financiamento à construção para revolucionar a experiência de compra de um lote nos empreendimentos em que atua. O aporte foi liderado pela G5 Partners e acompanhado pela Terracotta Ventures e Gerdau Next Ventures.
Segundo o CEO da InstaCasa, Mauricio F. Carrer, o objetivo desta rodada é escalar a operação e inovar, ainda mais, na experiência de imersão da casa tanto do corretor quanto do comprador no momento da aquisição do lote , bem como desenvolver novas ferramentas que tornem a jornada até a casa pronta mais ágil e eficiente. “Queremos transformar a forma como as pessoas adquirem lotes, que é um meio, um insumo para o objetivo final que é a casa que a pessoa sonha em construir ali”, explicou Carrer.
Ainda, conforme Carrer, a InstaCasa mira resolver uma demanda crescente no mercado de loteamentos. “O financiamento para a construção da casa é uma dor latente de quem adquire um lote. Hoje esta pessoa possui poucas opções, principalmente pelo risco que o sistema bancário enxerga atrelado às garantias do que será construído. Porém, com a tecnologia da InstaCasa, temos a oportunidade de resolver este problema, fornecendo opções de financiamento à construção de forma estrutural nos empreendimentos em que atuamos. O loteador também se beneficia deste produto, pois recebe a quitação do lote e ainda acelera a ocupação do seu empreendimento com qualidade”.
Emanuel Cordioli, CTO na InstaCasa, explica que, com o aporte financeiro, a empresa dará um salto significativo para alcançar o conceito de “one-stop-shop” da casa. “A InstaCasa já tem uma tecnologia de projeto que resolve boa parte das operações e, atualmente, o nosso modelo já cria uma conexão tanto com o loteador quanto com os clientes dos empreendimentos. Agora vamos desenvolver ainda mais a tecnologia para facilitar o acesso ao financiamento à construção com orçamento dos projetos em tempo real, e no futuro, conexão com a indústria de insumos e equipamentos, além de investir em melhorias para a experiência dos usuários atuais na nossa plataforma”, sintetizou.
“O mercado de loteamentos é gigante no Brasil e ainda é pouco explorado por proptechs. A Instacasa tem o posttencial de alavancar o negócio de loteadoras no Brasil inteiro e gerar uma experiência melhor para o comprador, criando um negócio de rápido crescimento e resultados econômicos sustentáveis. Identificar a empresa em seus estágio iniciais foi fundamental para participar do deal”, afirma Marcus Anselmo, managing partner da Terracotta Ventures, maior venture capital da América Latina especializada nos mercados imobiliário e de construção civil.
“Como o financiamento para construção é complexo, as pessoas pensam primeiro no quanto vão gastar pra comprar o lote e só depois pensam no custo da construção, e isso é um erro. A Instacasa traz para o momento da compra do lote, de maneira visual e intuitiva, todas as opções de construção, já atrelada às opções de financiamento. Assim, o racional das pessoas deixa de ser a “compra um lote” e passar a ser a “compra da casa cujas parcelas cabem no bolso”, afirma Leonardo Ribeiro, sócio da G5 Partners.
“O aporte na InstaCasa é mais um passo no compromisso da Gerdau Next de acelerar construtechs, estimulando o desenvolvimento do setor da construção e, ao mesmo tempo, gerando ainda mais valor para os clientes finais e players imobiliários”, Mateus Jarros, gerente de corporate venture capital, responsável pela Gerdau Next Ventures.
*Foto em destaque: Alexandre Hepner, Odilon Castriota, Mauricio F. Carrer e Denis Cossia, sócios da InstaCasa.