Com o objetivo de democratizar o hábito das pessoas de conviver com flores e plantas, tornando o consumo acessível, conveniente e responsável, a Flower Club, clube de assinaturas de flores, acaba de conquistar um aporte de R$ 1,2 milhão liderado pela Poli Angels, grupo de investidores-anjo criado por ex-alunos da Escola Politécnica (USP), junto com a HBSAAB – Harvard Business School Alumni Angels of Brazil e investidores individuais.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibrafor), o mercado brasileiro de flores e plantas no Brasil fatura mais de R$ 10 bilhões anualmente, emprega mais de 200 mil pessoas, é altamente fragmentado e informal. Foi entendendo esse mercado que em meio a pandemia de 2020, Victor Campos e Felipe Oliveira, ambos formados em administração pela FGV, fundaram a Flower Club. Desde então, a empresa cresceu 500% a base de assinantes em 2021 e hoje entrega mais de 1,5 mil buquês por mês. Com o novo aporte, pretendem investir em aquisição de novos assinantes, expansão regional, tecnologia, pessoas e desenvolvimento da cadeia de fornecimento.
“Ainda há muito o que se explorar no mercado de flores. Como a cadeia de fornecimento é complexa, com muitos intermediários, acreditamos que o modelo de assinaturas nos permite reduzir o tempo existente entre o campo e o consumidor final, garantindo qualidade de produto a um preço justo”, compartilha Victor Campos, CEO da Flower Club.
A curadoria das flores é feita pela equipe de floristas em conjunto com a cadeia de fornecedores, buscando garantir frescor, variedade e design. A cada semana, são criados buquês com base nas principais flores disponíveis e no que já foi enviado nas semanas anteriores. “A ideia é que os assinantes possam conhecer novas flores, folhagens e combinações, tudo com base na nossa seleção de qualidade e variedade”, afirma Felipe Oliveira, CMO.
“Encontramos na Flower Club uma ideia inovadora com um grande potencial no mercado, levando a possibilidade e facilidade ao cliente de ter flores frescas e de qualidade em casa, tudo isso por meio de uma curadoria impecável e com valor acessível. Isso nos fez enxergar o quanto a empresa tem a oferecer para o consumidor e o quanto ela pode crescer nesse segmento”, Fernando Montera, executivo que liderou o aporte da Poli Angels.
A Flower Club funciona da seguinte forma: o cliente escolhe o plano, tendo as opções de receber as flores mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente. Em seguida, a empresa prepara o buquê, com flores e folhagem da estação e é enviado para o cliente, com frete gratuito.
* Foto em destaque: Felipe Oliveira e Victor Campos, fundadores da Flower Club.